Sobre o vice-campeonato na França em 1998
Parece que foi ontem e já se passaram 27 anos, mas o Fato e as Versões não se apagam com o tempo. Nos idos de1998, meu amigo Garibaldi era governador, eu era assessor dele e o pai do meu amigo Paulo Henrique Cardoso era o presidente da República. Chevrolet Ômega CD era o carro top, a Varig ainda voava, Sérgio Alves era o ídolo da Frasqueira e o Natal Export de Sandra Pimenta era o bistrô preferido. O Brasil de então era tetra em busca do penta campeonato.
Tudo pronto para a gran finale, quando…
Estávamos no apartamento de Gustavo Carvalho: eu, Ricardo Bezerra, Paulinho Freire, o saudoso Arnóbio Abreu e outros amigos. Então, logo cedo chega a notícia do problema de Ronaldo Fenômeno. Aí começam mil histórias e duas mil “Estórias”. A Globo dando boletins ao vivo, todo o Brasil atordoado, as cervejas, cachaças e whiskys sendo devorados, os isqueiros acabando o gás, sai a escalação e Edmundo Animal na lista.
Pronto, a ducha fria molhou todo mundo.
Edmundo craque e artilheiro em nível de titulares, mas … Ronaldo era o melhor jogador do planeta e já tinha tido a polêmica do corte de Romário, (que aliás Zico não teve nada a ver com aquilo). Isso já é uma outra história que conto em outra oportunidade.
Galvão anuncia: Ronaldo vai jogar
Então, de repente, Galvão Bueno anuncia, no jeito Galvão de ser, que Ronaldo iria jogar. Alívio seguido de esperança. Entrou e não rendeu o esperado, mas, quem danado rendeu algo naquele dia? Apagão geral mesmo!
Porém não devemos esquecer a excelente seleção francesa que jogava em casa, sua torcida, tinha conjunto e o genial Zidane.
Eu conheci Zagalo pessoalmente de frequentar seu apartamento na Barra. Zico, Gonçalves zagueiro, Bebeto, Gilmar goleiro são meus amigos.

Os bastidores
Portanto, tenho informações de quem estava lá, no intestino dos fatos. A verdade é que Ronaldo teve uma convulsão, acordou todo mundo, a preocupação era com a vida dele. Tensão, orações e fé.
Então, vem a primeira boa notícia: risco de vida zero.🙏 A segunda é que ele estava liberado para jogar, recebeu alta do hospital. Amigos, isso eu ouvi de Zagalo porque em um aniversário do meu amigo Paulo César Coutinho no Leme, o outro Paulo César, o Caju, puxou esse assunto.
Zagalo :
” O Lídio me disse que ele estava liberado. Então, eu chamei ele e o Zico. Nos reunimos os quatro e eu perguntei se ele estava em condições físicas, psicológicas: ele falou que sim.
Ele me interrompe e me diz: “Professor eu estou bem, por favor me deixa jogar. “
Eu. falei emocionado : “Você vai jogar e vai decidir, vamos a mais um título.”
Seu Mário como eu assim o chamava olhou pra gente e disse: “Ouvindo do melhor jogador do mundo isso, alguém o deixava de fora? “
Nós respondemos em uníssono: “CLARO QUE NÂO”.
O fato e as versões
Caro leitor, essa é a verdadeira história, pode acreditar. Zagalo se foi, mas, ZICO está aí pra contar.
O X da questão é que nós perdemos, se ganha estava tudo mil maravilhas. Como perdeu, então vamos arranjar um Judas.
O Brasil era para ter sido campeão em 1950 do gênio Thomaz. Soares da Silva meu amigo saudoso Zizinho, o Mestre Ziza. Também em 1982 dos meus amigos Zico, Leandro e Júnior, os nossos Galo, Peixe e Léo.
Assim como a Hungria de Phuskas em 54 e a Holanda de Johan Cruyff em 74.
Futebol é o único esporte que nem sempre ganha o melhor. Você leitor deve ter ouvido várias versões, mas o fato que você acabou de ler, é a verdadeira história.
Cid Montenegro