O Fato e as Versões

Sobre o vice-campeonato na França em 1998

Parece que foi ontem e já se passaram 27 anos, mas o Fato e as Versões não se apagam com o tempo. Nos idos de1998, meu amigo Garibaldi era governador, eu era assessor dele e o pai do meu amigo Paulo Henrique Cardoso era o presidente da República. Chevrolet Ômega CD era o carro top, a Varig ainda voava, Sérgio Alves era o ídolo da Frasqueira e o Natal Export de Sandra Pimenta era o bistrô preferido. O Brasil de então era tetra em busca do penta campeonato.

Tudo pronto para a gran finale, quando…

Estávamos no apartamento de Gustavo Carvalho: eu, Ricardo Bezerra, Paulinho Freire, o saudoso Arnóbio Abreu e outros amigos. Então, logo cedo chega a notícia do problema de Ronaldo Fenômeno. Aí começam mil histórias e duas mil “Estórias”. A Globo dando boletins ao vivo, todo o Brasil atordoado, as cervejas, cachaças e whiskys sendo devorados, os isqueiros acabando o gás, sai a escalação e Edmundo Animal na lista.

Pronto, a ducha fria molhou todo mundo.
Edmundo craque e artilheiro em nível de titulares, mas … Ronaldo era o melhor jogador do planeta e já tinha tido a polêmica do corte de Romário, (que aliás Zico não teve nada a ver com aquilo). Isso já é uma outra história que conto em outra oportunidade.

Galvão anuncia: Ronaldo vai jogar

Então, de repente, Galvão Bueno anuncia, no jeito Galvão de ser, que Ronaldo iria jogar. Alívio seguido de esperança. Entrou e não rendeu o esperado, mas, quem danado rendeu algo naquele dia? Apagão geral mesmo!

Porém não devemos esquecer a excelente seleção francesa que jogava em casa, sua torcida, tinha conjunto e o genial Zidane.

Eu conheci Zagalo pessoalmente de frequentar seu apartamento na Barra. Zico, Gonçalves zagueiro, Bebeto, Gilmar goleiro são meus amigos.

.O Fato e as Versões.

Os bastidores

Portanto, tenho informações de quem estava lá, no intestino dos fatos. A verdade é que Ronaldo teve uma convulsão, acordou todo mundo, a preocupação era com a vida dele. Tensão, orações e fé.
Então, vem a primeira boa notícia: risco de vida zero.🙏 A segunda é que ele estava liberado para jogar, recebeu alta do hospital. Amigos, isso eu ouvi de Zagalo porque em um aniversário do meu amigo Paulo César Coutinho no Leme, o outro Paulo César, o Caju, puxou esse assunto.
Zagalo :
” O Lídio me disse que ele estava liberado. Então, eu chamei ele e o Zico. Nos reunimos os quatro e eu perguntei se ele estava em condições físicas, psicológicas: ele falou que sim.
Ele me interrompe e me diz: “Professor eu estou bem, por favor me deixa jogar. “
Eu. falei emocionado : “Você vai jogar e vai decidir, vamos a mais um título.”
Seu Mário como eu assim o chamava olhou pra gente e disse: “Ouvindo do melhor jogador do mundo isso, alguém o deixava de fora? “
Nós respondemos em uníssono: “CLARO QUE NÂO”.

O fato e as versões

Caro leitor, essa é a verdadeira história, pode acreditar. Zagalo se foi, mas, ZICO está aí pra contar.
O X da questão é que nós perdemos, se ganha estava tudo mil maravilhas. Como perdeu, então vamos arranjar um Judas.

O Brasil era para ter sido campeão em 1950 do gênio Thomaz. Soares da Silva meu amigo saudoso Zizinho, o Mestre Ziza. Também em 1982 dos meus amigos Zico, Leandro e Júnior, os nossos Galo, Peixe e Léo.
Assim como a Hungria de Phuskas em 54 e a Holanda de Johan Cruyff em 74.

Futebol é o único esporte que nem sempre ganha o melhor. Você leitor deve ter ouvido várias versões, mas o fato que você acabou de ler, é a verdadeira história.

Cid Montenegro

Compartilhar

Deixe um comentário