Volume I
Saindo um pouco da linha do autoconhecimento, da auto ajuda e da psicologia a nossa Coluna DICA DE LIVRO desta quarta-feira se volta para um tema forte, controvertido e polêmico nos nossos dias. Contudo, é um tema relacionado com racismo, descriminação e preconceito. O livro Escravidão (volume I), que retrata o período compreendido entre o primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares é a nossa dica de hoje. De autoria do renomado jornalista e historiador Laurentino Gomes, Escravidão volume I é o primeiro de uma trilogia que conta a história da escravização no Brasil.
Sobre o autor
Laurentino Gomes nasceu em Maringá, Paraná, no dia 17 de fevereiro de 1956. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo. Então, trabalhou como repórter e editor no jornal Estado de São Paulo. Foi diretor superintendente da Editora Abril.
Escritor
Em setembro de 2007, o jornalista publicou o livro “1808”, que relata a fuga da família real portuguesa para o Brasil. Um verdadeiro manual de viagem por todos os acontecimentos que envolvem esse episódio da história nacional. Então, a obra recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura e foi eleito o Melhor Ensaio de 2008, pela Academia Brasileira de Letras.
Em 2010, Laurentino publicou seu segundo livro: “1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram Dom Pedro I a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”. Entretanto, o assunto, como deixa claro no título do livro, é a independência do país. O livro foi eleito o “Livro do Ano” na categoria de Não Ficção da 53º Edição do Prêmio Jabuti de Literatura.
Em 2013, publicou o livro “1889″ – “Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República do Brasil”. O livro é o terceiro e último volume da série, fechando a trilogia.
Laurentino Gomes é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paranaense de Letras. Em maio de 2015, o escritor anunciou que está trabalhando em uma nova trilogia sobre a escravidão no Brasil.
A trilogia Escravidão
O primeiro livro da trilogia “Escravidão – volume 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, foi lançado em 2019.
O segundo livro “Escravidão – volume 2: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Dom João VI ao Brasil”, foi lançado em 2021.
Em 2022 foi lançado “Escravidão – volume 3: Independência do Brasil à Lei Áurea”.

Sobre a obra
As raízes do Brasil se encontram na América, com sua alma conectada à África.
Contudo, o Brasil foi o maior território escravista do hemisfério ocidental, recebendo cerca de 5 milhões de cativos africanos, representando 40% dos 12,5 milhões transportados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o Brasil possui atualmente a maior população negra do planeta, ficando atrás apenas da Nigéria. Além disso, foi o país do Novo Mundo que mais resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir a escravidão. Abolição que só ocorreu por meio da Lei Áurea de 1888 ― quatro anos após Porto Rico e dois anos após Cuba.
Portanto, nenhum outro tema é tão crucial e definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Compreender esse aspecto da história ajuda a explicar nosso passado, presente e futuro. Em um texto impactante e rigorosamente documentado, Laurentino Gomes lança o primeiro volume de sua nova trilogia. Resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.
Wagner Braga