Humildade e Sabedoria

As duas virtudes mais importantes do homem

Peço licença para falar de humildade e sabedoria, as duas virtudes mais importantes que um ser humano pode ter. Na crista da jornada evolutiva do homem é difícil dizer quem vem primeiro. É como tentar entender que nasceu primeiro: o ovo ou a galinha? Ou discutiro sobre o sexo dos anjos!

Pro quê digo isso? Bem, porque é difícil imaginar que uma pessoa muito humilde, e não estou falando da situação financeira e/ou econõmica do indivíduo. Mas, da moral e docomportamento dele, sem ser um sábio. Assim como, também é super difícil imaginar que uma pessoa considerada sábia não seja, antes de tudo, humilde! Senão vejamos:

Humildade

Segundo a Enciclopédia de Significados, Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica. Para o humilde, ninguém é pior ou melhor do que os outros, estando todos no mesmo nível de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade.

A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, com modéstia e ausência de orgulho.

Humildade e Sabedoria. As duas virtudes mais importantes do homem.

Sabedoria

Já segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, a definição de sabedoria encontrada em grande parte dos dicionários se refere à condição de ter conhecimento, ser erudito. No entanto, esse termo pode ter significados distintos sob vieses diferentes, como o filosófico, psicológico e teológico. A sabedoria pode, ainda, ser definida como a qualidade de quem tem prudência, sensatez e moderação.

O indivíduo sábio é aquele que sabe coisas que podem ajudá-lo a agir corretamente para alcançar os seus objetivos. Os sábios também apresentam maior equilíbrio emocional para tomar decisões que podem impactar as suas vidas. Portanto, a sabedoria se relaciona também com o autoconhecimento, compaixão, benevolência e comportamento ético.

Vale esclarecer que não devemos confundir o sábio com o sabido. São duas coisas distintas. O sabido usa o conhecimento acumulado adquirido para proveito próprio. Nesse caso esse sujeito deixa de ser sábio e pasar a ser apenas sabido. Agindo assim é como se ele pegasse todo o conhecimento adquirido e jogasse na lata do lixo. O verdadeiro sábio só tem um caminho a seguir. O do bem, do amor e da compaixão.

Humildade e sabedoria, para mim: inseparáveis

Portanto a humildade é sinõnimo de modestia e de ausência de orgulho. O que converge com as qualidades de prudência, sensatez e moderação da sabedoria. Então o humilde precisa de sabedoria para se comportar assim, porque compensa. Da mesma forma que é necessário ter o conhecimento para saber que numa sociedade justa o crime não compensa. Já o sábio tem como condição sinequanon ser humilde, pois ao se tornar arrogante ou suberbo deixa de ser sábio e passa a ser apenas sabido.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário