Alexitimia

Uma desordem neurológica

Alexitimia é um termo que diz respeito à marcante dificuldade em descrever emoções, sentimentos e sensações corporais, sendo classificada como uma desordem neurológica.

Portanto, é uma condição complexa que envolve dificuldades significativas na identificação e expressão de emoções. É causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, e pode ter um impacto profundo na vida de um indivíduo.

A etimologia da palavra

A palavra provém do grego, onde A indica ausência, lexis é palavra e timia, emoção.

Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos. Outro principal sintoma reside na grande dificuldade em expressar os sentimentos através de palavras. Por isso, o alexitímico costuma relacionar suas sensações físicas aos seus sentimentos. Por exemplo, após sofrer um duro golpe emocional, o alexitímico irá reclamar de dor de cabeça ou fadiga, mas não saberá relatar de forma clara o que realmente sentiu.

Diferença entre sentimentos e sensações

Então, a diferença entre sentimentos e sensações é fundamental para a compreensão das experiências emocionais e físicas humanas. Vamos explorar as definições e distinções entre esses dois conceitos:

Sentimentos são experiências subjetivas associadas às emoções. Eles refletem a maneira como percebemos e interpretamos nossas emoções internas.

Sentimentos são gerados pelo cérebro em resposta a emoções. Eles envolvem, sobretudo, uma avaliação cognitiva de um estado emocional. Incluem pensamentos, reflexões e julgamentos sobre o estado emocional. Mais complexos e duradouros do que emoções e influenciados por experiências passadas, contexto cultural e expectativas pessoais.

Exemplos: felicidade, tristeza, raiva, medo, amor, orgulho.

Sensações são experiências físicas que resultam da ativação dos sentidos. Elas representam a resposta direta do corpo a estímulos internos ou externos.

São geradas pelos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar, tato) e por receptores internos que detectam alterações no estado físico do corpo (como dor, temperatura, fome, sede).

Geralmente são mais imediatas e de curta duração e incluem estímulos físicos e fisiológicos. Dependem diretamente dos estímulos sensoriais e das respostas corporais.

Exemplos: calor, frio, dor, coceira, fome, sede.

Alexitimia, uma desordem neurológica.

Ilustrando as diferenças

Para ilustrar a diferença, vamos imaginar a experiência de se machucar:

Sensação: a dor física que você sente ao se machucar é uma sensação. Esta sensação é uma resposta direta dos nervos à lesão.

Sentimento: a frustração ou tristeza que você pode sentir como resultado de se machucar são sentimentos. Esses sentimentos envolvem uma avaliação cognitiva da situação e das emoções associadas ao evento doloroso.

Na alexitimia, a distinção entre sentimentos e sensações se torna crucial porque indivíduos com essa condição frequentemente têm dificuldade em diferenciar entre os dois: dificuldade em reconhecer e nomear seus próprios sentimentos, com tendência a se concentrar mais nas sensações físicas do que nos sentimentos emocionais.

Elas podem sentir uma sensação física, como um nó no estômago, mas não conseguem identificar que isso está relacionado a sentimentos de ansiedade ou medo.

Confusão entre estados emocionais e físicos

Portanto, entender a diferença entre sentimentos e sensações é fundamental para uma compreensão mais profunda da experiência emocional humana e é particularmente relevante em condições como a alexitimia, onde a dificuldade de identificar e expressar sentimentos pode levar a confusão entre estados emocionais e físicos.

A alexitimia afeta, aproximadamente, 10% da população segundo a Sociedade Espanhola de Neurologia (SEN), afetando mais homens do que mulheres. Portanto, tem um peso importante na sociedade.

Conviver com uma pessoa com alexitimia requer paciência, compreensão e comunicação adaptada. Ao entender melhor a condição e ajustar suas expectativas e abordagens, você pode construir um relacionamento mais forte e mais compreensivo. Lembre-se de que o suporte profissional pode ser um recurso valioso tanto para a pessoa com alexitimia quanto para você.

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17-0979

@saritacesana_                          @implementeconsultoria

Compartilhar

Deixe um comentário