Um tema que as mulheres normalmente não gostam
No último dia 03/07 fiz 70 anos, o que surpreendeu muita gente! Confesso que não sou de comemorar aniversários, porém essa data foi especial para mim, já que estou me sentindo muito orgulhosa da minha trajetória até aqui. A idade, um tema que as mulheres, normalmente, não gostam de expor, não me afeta.
Os novos termos e o modismo
Sei que estão “na moda” termos que se referem aos preconceitos que parecem rondar o tempo que passa para todos.
Etarismo é um termo que se refere à discriminação ou preconceito contra indivíduos com base na idade. Esse tipo de discriminação pode se manifestar de várias formas, incluindo atitudes negativas, estereótipos e práticas que desfavorecem pessoas de certas faixas etárias, particularmente os idosos, mas também pode afetar os mais jovens. Contudo, o etarismo pode ocorrer em diferentes contextos, como no ambiente de trabalho, na mídia, no acesso a serviços e em interações sociais cotidianas.
Idadismo é sinônimo de etarismo. Todavia, ambos os termos se referem à mesma discriminação, ou preconceito, com base na idade de uma pessoa.
Exemplos para refletir
No Trabalho: Preferir contratar ou promover pessoas mais jovens, presumindo que os mais velhos são menos competentes ou incapazes de se adaptar a novas tecnologias. Não valorizar a experiência e a bagagem que alguém mais experiente possui.
Na Mídia: Representações estereotipadas de idosos como frágeis, teimosos ou incapazes. Representação negativa e unidimensional de pessoas idosas.
No Atendimento de Saúde: Presumir que certas queixas médicas são “normais para a idade” e não investigar ou tratar adequadamente.
Em Interações Sociais: Fazer piadas ou comentários depreciativos sobre a idade de alguém. Tratamento desrespeitoso ou condescendente com base na idade.
No amor e no sexo: Acreditar que a partir de certa idade novos relacionamentos serão difíceis, e o sexo impossível!
Combater o etarismo/idadismo envolve promover a conscientização sobre o valor e a capacidade das pessoas de todas as idades, além de implementar políticas inclusivas que previnam a discriminação etária.
Expectativa de vida global
Reforço aqui a importância de falarmos sobre esse tema, já que em 2024, a expectativa média de vida global é de aproximadamente 73 anos. Esse valor pode variar bastante entre diferentes regiões e países. Por exemplo, Mônaco tem a expectativa de vida mais alta, chegando a 87, enquanto outros países como o Japão e a Suíça têm médias superiores a 84 anos.
No Brasil, a expectativa de vida em 2024 está em torno de 76, (Worldometer) (World Population Review).
E quero finalizar compartilhando a minha experiência: ainda trabalho, estou terminando uma nova graduação, estou escrevendo da Espanha, aonde passo o mês de Julho, com minha filha e netos, tenho planos e projetos, sou casada com alguém 12 anos mais novo, e vivo com gratidão e plenitude.
Sarita Cesana