O que é e como se livrar dela
Esses dias ouvi de uma amiga a seguinte frase: -“Quanto mais tempo livre eu tenho, menos coisas eu faço!” Esse desabafo me fez refletir que ter essa idéia de Ilusão de tempo abundante não é tão incomum como parece e que é necessário saber utilizar nosso tempo da melhor forma possível. Às vezes, sentimos que temos muito tempo livre disponível e que podemos realizar as tarefas mais tarde. Essa ilusão nos leva a adiar essas tarefas até o último minuto e quando percebemos o tempo já tornou-se escasso. Isso é o que chamamos de Procrastinação. Por isso, é importante criar hábitos para planejar e controlar o tempo gasto nessas atividades do dia a dia para aumentar a eficiência, produtividade e realização de cada uma delas.
Mas, afinal o que é procrastinar?
Procrastinar é o ato de adiar ou postergar uma tarefa ou atividade que precisa ser realizada, muitas vezes em favor de algo mais agradável ou menos desafiador. É um comportamento comum que pode levar a sentimentos de culpa, estresse, ansiedade e, eventualmente, a um desempenho abaixo do esperado. A procrastinação pode ocorrer em diversas áreas da vida, como trabalho, estudos, tarefas domésticas e projetos pessoais e quando em excesso, deve sofrer intervenção de um psicólogo.
O brasileiro já tem a fama de deixar tudo para a última hora.
Existem várias outras razões pelas quais tendemos a deixar as atividades se acumularem, mesmo quando temos tempo disponível: A falta de urgência percebida, que ocorre quando temos um prazo extenso para realizar alguma atividade e acabamos por adiá-la; O medo do fracasso ou da inadequação, especialmente se a tarefa parecer desafiadora ou fora de nossa zona de conforto; Falta de planejamento ou organização, que pode acarretar em atraso ou desperdício do tempo livre e as Distrações e tentações que podem nos afastar das nossas responsabilidades e contribuir para o acúmulo de atividades.
Tipos de procrastinação
Existem diversos tipos de procrastinação, e entender essas nuances pode ser útil para abordar o problema de forma mais eficaz. Além de criar estratégias específicas para vencer essas situações.
1- Procrastinação por evitação: consiste em adiar tarefas que se considera desagradável, difícil ou que causa ansiedade;
2- Procrastinação por distração: as tarefas são iniciadas, porém constantemente pausadas por diversos tipos de distrações;
3- Procrastinação por perfeccionismo: tarefas são adiadas enquanto a pessoa não sente-se segura de fazer com perfeição;
4- Procrastinação por indecisão: as tarefas são adiadas porque a pessoa não consegue decidir como ou por onde vai começar;
5- Procrastinação por desmotivação: nesse exemplo, a pessoa adia a tarefa por não reconhecer nela nada que a motive começar;
6- Procrastinação por otimismo excessivo: Isso acontece quando a pessoa subestima o tempo necessário para concluir uma tarefa, deduzindo que é capaz de fazer tudo no último minuto.
Preguiça x Procrastinação
Muitas pessoas confundem preguiça com procrastinação. Embora ambas possam resultar em atrasos e falta de produtividade, as causas subjacentes e os comportamentos associados são diferentes. A preguiça é mais uma falta geral de disposição para fazer qualquer coisa, enquanto a procrastinação é o ato específico de adiar uma tarefa ou responsabilidade.
Dicas para burlar a procrastinação
Divida as tarefas em partes: Organize as atividades em partes menores e gerenciáveis e concentre-se em resolver uma de cada vez.
Estabeleça metas específicas e alcançáveis: Isso ajuda a manter o foco e proporciona um senso de realização à medida que você avança.
Utilize a técnica Pomodoro: Trabalhe por períodos curtos, como 25 minutos, e depois faça uma pausa de 5 minutos. Repita esse ciclo. Essa técnica pode ajudar a manter o foco e a produtividade. Mas, cuidado com as distrações
Elimine aquilo que lhe causa distração: Identifique e remova as distrações enquanto estiver concentrado nas atividades.
Pratique o autocontrole: Desenvolva a capacidade de se autocontrolar e resistir ao impulso de procrastinar. Aprenda a lidar com emoções negativas, como ansiedade e preguiça, e a se comprometer com suas metas.
Estabeleça um cronograma: Isso ajuda a manter o controle do que precisa ser feito e quando.
Busque uma motivação: Estabeleça recompensas para si mesmo após completar uma tarefa ou atingir um objetivo importante.
Gestão eficaz do tempo
A gestão eficaz do tempo é um hábito saudável e satisfatório. Porém, requer constância e comprometimento. Realizar as atividades com proatividade e tempo livre, traz inúmeros benefícios como: maior produtividade, menos estresse e uma sensação de auto realização. Burlar a procrastinação pode impulsionar seu sucesso pessoal e profissional, permitindo que você assuma o controle de sua vida e alcance seus objetivos de maneira mais eficaz.
Em caso de procrastinação crônica é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo pode trabalhar com um indivíduo procrastinador para ajudá-lo a entender as causas subjacentes de sua procrastinação, identificar padrões de pensamento negativos ou crenças limitantes e desenvolver estratégias específicas para superar a procrastinaçã e melhorar a gestão do tempo.
E aí, você costuma procrastinar? Que tipo de procrastinação você se identificou mais? Deixe aqui seu comentário!
Emília Villar
Ótimo conteúdo. Muito esclarecedor. Parabéns!