RAIN uma nova técnica

Que tal inserir uma técnica nova, nas suas práticas diárias?

A vida não tem sido fácil, nesses tempos turbulentos, inseguros e incertos. Na busca pelo equilíbrio, para poder lidar com o que se apresenta, da melhor forma, me deparei com uma técnica nova, que gostaria de compartilhar. Ela se chama RAIN uma nova técnica que significa Reconhecer, Aceitar, Investigar e Não se identificar. Como gosto de metáforas, a denominação logo me chamou a atenção e coincide com a palavra chuva em inglês.

Entretanto, como todo processo, a medida que é praticado, seus resultados são potencializados. Essa prática é uma estratégia fácil e rápida, que pode ser usada em momentos de desafios, e sofrimento.

RAIN uma nova técnica. Reconhecer, Aceitar, Investigar e não identificar.

R – Reconhecer

Então, inicialmente, preste atenção ao que você está sentido, qual emoção você pode identificar. Se conseguimos perceber no corpo, aonde está, qual a intensidade, temperatura, vibração, fica mais fácil reconhecer. Apenas perceba, e tente nomear: isso parece raiva, estou suando, ou pode ser medo, e quero fugir…

A – Aceitar/Acolher

No seu tempo, aceite o que lhe parece adequado, e permita que ele continue lá. Não julgue se é uma emoção “boa ou ruim”, “melhor ou pior”, “certa ou errada”. Mesmo que seja desconfortável, não se apegue, mas deixe vir, o que vier.

I – Investigar

Após reconhecer e aceitar, busque explorar de onde veio, o que (ou quem) causou essa sensação. Então, explore esse mundo interno com gentileza e acolhimento. Busque relaxar pontos de tensão que podem se apresentar nesse momento, respirando. Cuidado com julgamentos: simplesmente explore, na certeza de que todos nós temos, e vivemos várias emoções, que se transformam em sentimentos, que se expressam de diferentes formas.

N – Não se identificar

Nesta etapa você pode começar a deixar ir…

Imaginar que é algo passageiro, que entra e sai, como já pode ter acontecido antes. Permita-se sentir seus pés no chão, conectando ao aqui e agora, permanecendo centrado, enquanto o que você está sentindo vai se distanciando.

E, finalmente, agradeça: toda experiência nos traz aprendizados e evolução. Toda chuva passa, trazendo frescor, fazendo limpezas, mudando ambientes, contribuindo para fazer brotar novas oportunidades de vida em abundância.

Então, o que achou do artigo RAIN uma nova técnica? Deixe seu comentário.

Sarita Cesana
Psicóloga CRP 17/0979

Compartilhar

Deixe um comentário