A Páscoa Judaica

Perguntas e respostas

1. O que significa a Páscoa judaica, ou Pessach, em sua tradição religiosa?

O Pessach é diferente do significado da Páscoa aqui no Brasil. Em inglês é PASSOVER, que significa passagem, passar, e envolve o conceito do êxodo do Egito: nos anos 1200 antes de Cristo. É a festa da libertação dos Judeus da escravidão, no Egito.

Para o cristianismo significa a ressurreição de Cristo, mas para o judaísmo, acreditamos no velho testamento.

2. Como a Páscoa Judaica é celebrada em sua família ou comunidade judaica? Quais são os costumes? Bebidas, comidas?

As famílias se reúnem com tradições que variam de comunidade para comunidade. Entretanto, o mais importante é que vemos a comida não como matéria para nutrir só o corpo, mas instrumento para alimentar a alma. Contudo podemos ver vários simbolismos e rituais, que são extensos e duram 8 dias.

Durante os oito dias do Pessach, qualquer tipo de alimento fermentado tem seu consumo proibido. “Por esse motivo, a comida principal é o pão ázimo, também conhecido como matzá.” Sem fermento nem farinha branca em sua receita, tem textura de bolacha tipo cream cracker.

3. O que colocar na mesa de Pessach?

A mesa é decorada com velas, vinho, matza (pão típico sem fermento), um prato especial (Keará) com alimentos simbólicos próprios da festividade e três matzot inteiras colocadas em um guardanapo especial, com três repartições, a fim de representar os três grupos em que se dividia o povo judeu na antiguidade: Cohen, Levi e Israel. 

“A ordem de arrumação inclui símbolos alimentares que rememoram toda a história do Pessach. Se coloca na mesa o osso com carne ou frango tostada, ovo duro, ervas amargas, pasta de maçã com nozes, batata-inglesa, alface, salsa, pão ázimo, água salgada e vinho”.

Contudo, cada um dos símbolos têm uma explicação específica, mas a matza é um “pão” sem fermento pq eles tiveram que sair correndo, e não deu tempo para fermentar o alimento.

A Páscoa Judaica. O que colocar na mesa do Pessach?

4. De que maneira a Páscoa judaica é vista como um símbolo de liberdade e redenção?

A festa de Pessach é antes de tudo uma festa familiar, onde nas primeiras duas noites (mas somente na primeira noite em Israel) é realizado um jantar especial chamado de Sêder de Pessach. Neste sêder a história do Êxodo do Egito é narrada, e se faz as leituras das bençãos, das histórias da Hagadá, de parábolas e canções judaicas.

Entretanto, essa é uma festa tão importante, para celebrar que fomos escravos, e por 400 anos,  não podíamos ser quem somos, e que após essa data podemos tomar o vinho para celebrar a liberdade.

5. Qual é o papel da narrativa da Páscoa judaica na transmissão de valores e identidade judaica para as gerações futuras?

Como um povo perseguido e expulso de várias terras, todas as tradições e festas são motivos de se transmitir a história e manter viva a memória dos nossos antepassados.

6. Como você enxerga as diferentes interpretações e práticas da Páscoa em diferentes correntes religiosas?

Estamos vivendo um momento da humanidade em que, mais do que nunca, é preciso união, respeito e prática de valores humanos. Entretanto, a liberdade não tem preço, e o objetivo de práticas que congregam pessoas, independente das correntes religiosas, deve ser o de permitir que as pessoas se unam, celebrem, se conectem espiritualmente ao que acreditam, multiplicando o respeito entre todos.

Sarita Cesana

Compartilhar

Deixe um comentário