O poder da palavra e da escrita

Quem é maior?

Há mais de trinta anos li, pelo menos, quatro livros do médico e palestrante Lair Ribeiro sobre neuro linguística, que me ajudaram a dar uma virada de chave e expandiram a minha consciência. Depois dessas leituras passei a enxergar a vida de uma forma diferente e mais positiva. Se naquela ocasião eu já acreditava no poder da mente, passei então a enxergar com bons olhos o poder da palavra e da escrita também.

Pensamento + sentimento = emoção

Um pouco depois passei a ler os trabalhos de Carl Young, o célebre psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Com ele aprendi que temos milhares de pensamentos durante um dia inteiro e que, quando nos fixamos em um determinado pensamento em seguida somos tomados por um sentimento, que pode ser bom ou ruim. Finalmente a junção do pensamento com o sentimento origina uma reação que se chama emoção. Essa emoção normalmente é evidenciada através das nossas expressões faciais ou pelos gestos do nosso corpo.

As palavras se propagam

Muitas vezes essas emoção se traduzem em choro, gritos, histeria ou apenas em palavras. As palavras se propagam como ondas sonoras através do espaço e tempo e podem chegar onde nem imaginamos que possam ir. É comum alguém ter uma grande ideia, comentar com outra pessoa. Ela não executa aquela ideia e de repente, um belo dia, aquela ideia se transforma em realidade em outro lugar, mas com outra pessoa e não com a que teve a ideia. Dai a importância de se guardar segredo quando se tem uma grande ideia, evitar falar, pois as palavras possuem um poder enorme.

Da mesma forma quando você pensa e põe aquele pensamento no papel, ou seja, você materializa aquele pensamento ou ideia através da escrita, a probabilidade de aquilo que você escreveu no papel se realizar é simplesmente enorme.

A escrita beneficia o próprio autor

Por isso, tudo que você planejar executar no futuro, seja ele próximo ou longínquo, nunca deixe de colocar no papel. Escreva, pois a escrita é a confirmação do seu desejo. Quando você imprime desejo num pensamento ele invariavelmente se materializa. Portanto o poder da palavra e da escrita é o mesmo, porém o da escrita, quando levado a cabo, em segredo, beneficia o próprio autor e não o terceiro que ouviu ou recebeu as palavras.

O poder da palavra e da escrita. A escrita beneficia o próprio autor.

Quando falo isso, é por experiência própria. Tudo que registrei por escrito na minha vida, mais cedo ou mais tarde acabou se consolidando. E olha que coloquei muitas coisas no papel. Projetos pessoais, profissionais e de ajuda humanitária. Até aqui quase já tudo aconteceu, como os meus livros que foram publicados. Foram conteúdos que escrevi há mais de 30 anos em cadernos ou cadernetas velhas que guardei e no fim se tornaram realidade. Tenho vários outros exemplos que não cabe citar nesse momento, mas no momento oportuno serão revelados.

Reflexão

O que quero deixar para sua reflexão é: tente lembrar de coisas que, em algum momento de sua vida você escreveu e guardou. Sonhos, projetos e até devaneios. Faça uma retrospectiva e verifique se alguma delas se tornou realidade na sua vida. Depois me conte aqui nos comentários!

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário