Como você conhece uma pessoa?

Seguramente não pelo currículo

Até a uns anos atrás nós fazíamos a nossa apresentação dizendo nosso nome, idade, cidade onde morávamos… Haviam formas de fazer diferentes currículos que pudessem falar sobre nós e expressar quão grande era a nossa capacidade.  E quanto mais cursos e diplomas tivéssemos, maior era a importância da pessoa. Até vir a internet, a explosão virtual na pandemia e logo após a mesma, e mudou a forma como você conhece alguém verdadeiramente. Em um mundo onde predomina o virtual, como você conhece uma pessoa?

Como se conhece uma pessoa? Seguramente não pelo currículo.

A arrogância precede a destruição; a humildade precede a honra. Provérbios 18:12

O rito

Era um jantar de confraternização. Eu era novata no lugar, conhecia poucas pessoas. Tivemos o momento inicial com acolhimento, em seguida músicas, na sequência uma palestrante. Após, oração para abençoar o alimento e convite para as pessoas se servirem à mesa.

Uma inversão de valores

Haviam mesas unidas e com alimentos vindo de cada um dos que puderam contribuir. Saladas, frutas, refeições, sobremesa. Eu fiquei observando a reação das pessoas. No meu íntimo, esperava que fosse primeiro à mesa idosos, crianças, portadores de necessidades especiais. Só então eu iria me levantar para me direcionar ao lugar. Infelizmente não foi isso que vi. Jovens e adolescentes foram correndo para mesa, encheram seus pratos, não se preocupando muito se haveriam outras pessoas para também se alimentarem. E os idosos foram se levantando para começar a colaborar com limpeza e organização, pois os mais novos não se preocuparam com isso. Uma cena que, inicialmente, causou-me desconcerto, depois, lembrei da realidade que vivemos no mundo atual diante da geração que encontramos.

Temor do Senhor ensina a sabedoria,
e a humildade antecede a honra.  Provérbios 15:33

Uma pessoa especial

Quando vi o salão praticamente vazio imaginei que todos já tinham se alimentado. Então me dirigi à mesa. Algumas pessoas foram chegando e ficando atrás de mim. Uma senhora muito sorridente e simpática ficou logo atrás de mim. Assim que a vi, orientei que ela fosse para frente, por ser prioridade (pela idade). Ela sorriu e disse que não precisava, iria aguardar ali, junto com todos. O tempo passou, pessoas vinham falar com ela.

Em pouco tempo descobri que ela era a maior autoridade do lugar, com problemas cardíacos que a faziam ter limitação de 70% do seu coração, restando 30% funcionante. Ali, sem que ela me dissesse seu nome ou falasse qualquer coisa a seu respeito, já conheci MUITO sobre ela. Não precisou ela me dizer uma só palavra para saber o quanto se trata de uma mulher valorosa, sábia, honrada e digna, exemplo para a geração atual.

Não sabia seu nome, idade e muito menos o seu currículo, mas só pela sua nobre ação, de se colocar após todos que estavam ali para se alimentar, tendo tido a certeza que todos ali já o tinham feito e estevam bem, mesmo com suas limitações e autoridade que a faziam ser o primeiro lugar à mesa, já me mostraram o quão grande ela é.

Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:43-45 ARA

Aprendendo com os antigos valores

Que a geração atual possa olhar para a geração passada. Que a atual possa aprender os valores reais que precisamos ter para almejarmos sermos melhores e termos currículos invejáveis. O mundo caminha de modo tão acelerado que a nova geração não percebeu que não precisa mais de muito para se apresentar, bem como o porquê de as empresas estarem fechando por não encontrarem pessoal qualificado: qualificação em soft skills! São os nossos gestos, palavras, ações, o nosso melhor cartão de apresentação e currículo. Não adianta mais falar que você é, se você expressar exatamente o contrário. Então, como você conhece uma pessoa? O conhecer uma pessoa hoje está em observar como ela age, principalmente com aqueles que nada tem a lhe oferecer. Como você está vivendo e se mostrando ao mundo?

Quando a Medicina e a Espiritualidade se encontram os resultados são extraordinários!

Gisele Leite

Compartilhar

Deixe um comentário