Começar o ano buscando o Autoconhecimento

Como o Eneagrama pode te ajudar

Primeira semana útil de 2024, e a busca pelo autoconhecimento e desenvolvimento pessoal torna-se uma prioridade cada vez mais evidente. Por isso começar o ano buscando o autoconhecimento deve ser a premissa zero de cada um de nós.

Se esse tema se tornou uma prioridade para você, o Eneagrama emerge como uma ferramenta valiosa, oferecendo uma perspectiva profunda sobre personalidade, motivações e relacionamentos.

Começar o ano buscando o Autoconhecimento. Como o eneagrama pode te ajudar.

No decorrer deste processo, a sabedoria do Eneagrama pode desempenhar um papel crucial no aprimoramento do autoconhecimento, permitindo que você identifique seu tipo de personalidade, compreenda suas forças e fraquezas, e cultive estratégias para enfrentar desafios.

A ferramenta certa no momento adequado

O Eneagrama é uma ferramenta de autoconhecimento que fornece uma visão profunda de quem somos, e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. Além desse universo de possibilidades, que essa ferramenta proporciona, também pode ajudar as pessoas a desenvolver habilidades de empatia, compreensão e aceitação. Ao compreender melhor o jeito de ser, as necessidades e desejos dos outros, você pode se conectar melhor com eles e construir relacionamentos mais significativos.

Contudo é simples, preciso e profundo, liga, explica e põe em um contexto elementos díspares do eu, e o modo como este funciona, o que de outra maneira levaria anos para ser compreendido.

Então não importa se a pessoa que quer se conhecer seja um iniciante ou alguém experiente. O eneagrama desempenha um papel exclusivo na vida de quem quer que esteja procurando desenvolvimento psicológico ou espiritual, ou mesmo que esteja em busca de uma ponte que una esses dois aspectos.

Em qualquer estágio da vida, o eneagrama propicia:

Uma compreensão mais profunda de quem somos, qual nosso potencial e como realiza-lo;

Crescimento auto direcionado a partir de qualquer nível para qualquer nível que quisermos;

Uma vida cotidiana mais harmoniosa;

Empatia mais profunda, mais sincera e maior aceitação nos relacionamentos, graças a: vem-nos como os outros nos veem, vermos os outros como eles se veem, em vez de enxergarmos através de nossas crenças e projeções.

A percepção de que não precisamos “conquistar” nossa personalidade, mas afeiçoarmo-nos a ela, compreendê-la e usá-la para ajudar nosso crescimento;

Compreendermos como nossa personalidade é a chave para nosso caminho espiritual pessoal, independente de nossa religião.

Então começar o ano buscando o autoconhecimento é fundamental para quem procura a sua melhor versão.

Adaptado do livro Fundamentos do Eneagrama, Karen Webb

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17-0979

@saritacesana_

@implementeconsultoria

Implementeconsultoria.com

Compartilhar

Deixe um comentário