O que os filmes podem nos ensinar

Sou uma apaixonada por livros e filmes.

Desde a pandemia venho dedicando um parte do tempo da semana para assistir séries, filmes, documentários e histórias reais. Sempre terei dicas, para quem gosta dos mesmos temas que eu: em geral dramas. Em tempos de preconceitos, sectarismo e julgamentos, o filme nos oferece muitas lições para refletir (sinto muito, já que tem spoiler). Vejo isso com bons olhos, gosto de analisar e ver o que os filmes podem nos ensinar. Desta vez vou trazer o último, visto neste final de semana.

Conheça a incrível Diana Nyad

É sobre uma nadadora que fez história em 2013 aos 64 anos de idade. Nyad (Netflix)  nasceu em 22 de agosto de 1949, em Nova York, e é conhecida por suas realizações notáveis ​​em natação de longa distância.

Sua tentativa mais famosa foi a natação de Cuba para a Flórida, conhecida como a travessia do Estreito da Flórida. Aqui estão alguns pontos chave da história real da vida de Diana Nyad:

O que os filmes podem nos ensinar. Conheça a incrível Diana Nyad.

1. Primeiros Anos e Carreira Inicial: Diana Nyad começou a se destacar como nadadora desde jovem e culturas vários registros de natação na adolescência. Foi lá que sua carreira na natação iniciou-se, quando ela, ainda adolescente, treinou com o ex-atleta olímpico Jack Nelson, que fez dela campeã estadual da Flórida em provas de nado costas. Ela participou da Universidade de Syracuse e continuou a se destacar em competições de natação.

2. Primeiras Tentativas de Travessia (1978)

Diana Nyad é conhecida por suas conquistas no mundo da natação de longa distância e pela perseverança que demonstrou em suas tentativas de atravessar o Estreito da Flórida.

Sua amizade e confiança em  Stoll, interpretada por Jodie Foster no filme, é parte da história tanto quanto Nyad, já que, praticamente, as duas fizeram essa jornada juntas! Ela navegou ao lado de sua melhor amiga, coordenando a operação e mantendo a viagem no rumo certo.

Alguns aprendizados que podem ser derivados de sua história:

1. Determinação e Perseverança: Nyad tentou nadar de Cuba para a Flórida várias vezes ao longo de várias décadas, enfrentando desafios como águas traiçoeiras, condições adversas e encontros com águas-vivas. Sua determinação e perseverança são promessas, mostrando que alcançar objetivos significativos muitas vezes exige uma mentalidade resiliente.

2. Resiliência: No dia 31 de agosto de 2013, Diana Nyad, então com 64 anos, encarava sua quinta tentativa de atravessar a nado o estreito de Flórida – trecho em mar aberto que separa Cuba e Estados Unidos. A empreitada finalmente se concretizou após 52 horas, 54 minutos e 18 segundos,

Sua conquista ainda é questionada, porém Elizabeth Chai Vasarhelyi, diretora do longa, respondeu à polêmica enfatizando que a produção não se baseia em um recorde: “É sobre uma mulher com mais de 60 anos de idade que percebeu que sua vida não tinha chegado ao fim, mesmo que o mundo tenha decidido que ela não existia mais”. São essas as lições que podemos tirar e o que os filmes podem nos ensinar.

Portanto, ela me representa!!!

Sarita Cesana

Psicóloga – CRP 17/0979

@saritacesana_

Compartilhar

Deixe um comentário