Saiba como isso se desenvolve no organismo humano
Intolerância alimentar é uma reação inflamatória provocada pela incapacidade de digerir determinados componentes dos alimentos, em geral proteínas, que acabam se acumulando no sistema digestivo. Elas acontecem pela produção deficiente ou inexistente das enzimas necessárias à metabolização desses nutrientes pelo organismo . Porém, existe uma diferença entre Intolerância Alimentar e a alergia. É uma reação inflamatória exagerada por parte do sistema imunológico diante de determinadas substâncias, não apenas alimentos.
Excluindo quadros de síndromes congênitas, as intolerâncias alimentares costumam surgir em qualquer momento da vida, mais provavelmente no decorrer do envelhecimento, em função da perda gradativa da capacidade do organismo em produzir as enzimas necessárias.
Intolerância alimentar é uma reação inflamatória provocada pela incapacidade de digerir determinados componentes dos alimentos, em geral proteínas, que acabam se acumulando no sistema digestivo.
Os testes de detecção
Graças ao avanço da tecnologia, existem hoje testes de detecção dos anticorpos IgG produzidos no sangue do paciente como resposta ao contato com vários tipos de alimentos, apontando, especificamente, em quais deles podem se manifestar a intolerância.
Esses exames são realizados a partir de amostra de sangue do paciente, que é submetido a análise pelo contato com vários tipos de proteínas alimentares diferentes, determinando os diferentes graus de reação na produção de anticorpos IgG diante de cada uma delas. Qualquer pessoa de qualquer idade pode realizar o exame se perceber a ocorrência de sintomas de desconforto digestivo frequente ou crônico.
Os sintomas
A maioria dos sintomas das intolerâncias alimentares acontece de duas horas a dois dias após a ingestão do alimento e são de ordem digestiva: náusea, enjoo, dores e inchaço abdominais, diarreia ou constipação. Em alguns casos, acompanhados de dores de cabeça, tontura, dores articulares e prostração.
O controle
A Intolerância Alimentar não tem cura, mas tem controle. Ele consiste em eliminar da dieta os alimentos que causam o problema. Em alguns casos, existem enzimas sintéticas que podem ser ingeridas antes de consumir o alimento causador do problema, permitindo sua digestão.
Procurar um profissional para fazer o teste de confiança é de suma importância para detectar o que realmente está fazendo mal ao indivíduo.