Experiência fora do corpo (EFC)

Desvendando o fenômeno da Projeção

Hoje, aqui na Coluna Desenvolvimento Espiritual, quero tratar de um assunto muitíssimo importante, que faz parte do cotidiano dos mais de 7 bilhões de indivíduos espalhados na face da terra. Infelizmente uma ínfima parte dessa estupenda população tem consciência da sua existência. Estou me referindo ao fenômeno da projeção ou como alguns preferem chamar de Experiência Fora do Corpo (EFC) ou Fora do Corpo (da expressão em inglês out-of-body). Esse fenômeno se caracteriza pela sensação de que a consciência ou a mente está fora do corpo.

Fenômeno da projeção ou Experiência Fora do Corpo (EFC)

De acordo com Charles T. Tart, no seu livro ‘O fim do materialismo‘ (Cultrix, 2012), Os parapsicólogos classificam esse tipo de experiência como experiência fora do corpo ( EFC – OBE, no acrônimo em inglês). Em sua definição, ele pressupõe que uma EFC tem dois aspectos fundamentais:

(1) você percebe que está situado num lugar diferente daquele em que está o seu corpo físico e pode não vê-lo a partir de uma perspectiva exterior;

(2) sua consciência fica muito clara durante a experiência. Ela pode parecer tão clara e lúcida quanto nosso estado de vigília normal. Outras vezes até mais clara, até mesmo perspicaz, tornando a EFC , como muitos dizem, “mais real do que a própria realidade”.

Ciência e espiritualidade podem convergir

Fiz questão de citar aqui um pequeno trecho do livro de um dos maiores teóricos da parapsicologia de todo os tempos. Antes deste livro, fazia parte da imensa leva de cientistas materialistas em cujas mentes não havia convergência entre ciência e espiritualidade.

Mesmo respeitando todo o processo investigativo científico, com todo o seu empirismo Charles T. Tart deu o braço a torcer e, mesmo não tendo tido nenhuma experiência própria fora do corpo passou a acreditar que este fenômeno é uma realidade em todos os seres humanos.

Eu mesmo, nunca tive nenhum tipo de EFC, mas acredito piamente nesse fenômeno, por uma razão muito simples: é lógico, faz sentido! É claro que só faz sentido e é lógico para quem acredita que é impossível numa única experiência terrena ou tridimensional possamos evoluir 100% espiritualmente. Os pormenores desse raciocínio lógico iremos discutir no nosso próximo artigo desta coluna.

Compartilhar

Deixe um comentário