As 12 Leis Universais

São as chamadas Leis Espirituais ou Leis da Natureza

Na última quinta-feira, aqui na coluna Desenvolvimento espiritual eu falei sobre os 7 princípios Herméticos e do Caibalion. Hoje vamos falar sobre os princípios eternos e inalteráveis que regem todos os aspectos do Universo, que são chamados de as 12 Leis Universais, Leis Espirituais ou Leis da Natureza. Elas são as responsáveis pela existência, prosperidade e expansão do nosso mundo e de todo o cosmo.

1ª Lei: Lei da unidade divina

O Universo é composto por partículas de energia. Ele é uma grande massa de partículas. Tudo está conectado, é o que nos ensina a Lei da Unidade. Os nossos pensamentos, ações, palavras ou crenças afetam os outros e o universo. Não há separação. A ideia de que somos seres individuais é só uma ilusão. Podemos nos sentir sozinhos enquanto vivemos a nossa experiência de vida, mas quando morremos, a energia do nosso ser se une ao Todo.

2ª Lei: Lei da vibração

A energia é o que move e vibra tudo no Universo. Nada está parado, seja a Terra e as moléculas da cadeira onde você está sentado ou os seus pensamentos, sentimentos, desejos e vontades. Cada coisa, som ou pensamento tem a sua própria vibração, única e exclusiva. Tudo tem a sua própria frequência, ou seja, a velocidade em que vibra.

3ª Lei: Lei da ação

A Lei da Ação é complementar à Lei da Atração. Ela diz que, para conseguir, obter e atrair o que se quer, deve-se agir de acordo. Assim como um tigre que não fica parado esperando que a comida caia aos seus pés, nós devemos nos engajar em ações que sustentem os nossos pensamentos, sonhos, emoções e palavras. O tigre age para alcançar o seu objetivo de obter comida, a Lei da Ação nos ajuda a facilitar o que desejamos. Não precisa de esforço, apenas um movimento na direção certa faz com que a Lei da Vibração atue e, por sua vez, manifeste a Lei da Ação. Todas as Leis Espirituais funcionam em conjunto.

4ª Lei: Lei da atração

Esta Lei Universal resulta da Lei da Unidade Divina. Afirma que os princípios ou leis da física que explicam a energia do mundo físico, luz, vibração e movimento têm os seus princípios correspondentes no universo “Tanto em cima como em baixo”. Em suma, significa que os padrões observados no universo em grande escala também são observados no nível macro. Isto resulta em harmonia e concordância, ciclos que estão conectados e relacionados. Com que frequência observamos o padrão espiral na natureza? Esse padrão também pode ser observado nas galáxias, nas descargas de águas da banheira e no centro de um girassol. Cada vez que consultamos o nosso horóscopo, estamos a basear-nos na Lei da Correspondência.

5ª Lei: Lei da causa e do efeito ou Lei do Carma

Nada acontece por acaso ou fora das Leis Universais. Esta Lei é provavelmente a mais fácil de entender. Afirma que para cada ação há algum tipo de reação “Colheremos o que semeamos”. No plano físico é bastante óbvio, mas acontece também no plano espiritual. Relembremos: energia está em todo o lado. Wallace Wattles chamou-a de “substância pensante”. Enche o espaço, enche-nos a nós. Não existe tal coisa como vácuo de energia. Cada ação, pensamento e emoção é um movimento de energia e, portanto, tem um efeito sobre a energia ao seu redor.

6ª Lei : Lei da Compensação

Esta Lei trabalha em conjunto com a Lei da Causa e Efeito e é, em suma, a colheita daquilo que se semeou. Receberemos aquilo que “atirámos” cá para fora. E não se aplica apenas a presentes, amizades, riqueza e abundância. Riqueza pode ser uma recompensa, mas também uma punição. Uma pessoa que ganhe a lotaria pode apenas estar no processo da sua própria queda se não estiver a colher benefícios de uma vida boa. Existem inúmeros exemplos que mostram que a riqueza não é necessariamente um indicador de uma vida feliz e realizada. Então, a Lei da Compensação é um pouco como o Karma. Colhemos o que semeamos. Bom, mau, positivo ou negativo não são fatores, a Lei da Compensação sim.

7ª Lei: Lei da Atração

Neste texto, vamos abordar as 12 Leis Universais que governam a nossa existência e como elas se conectam com a Lei da Atração, que ficou famosa pelo livro ‘O Segredo’. As 12 Leis Universais são princípios imutáveis e inerentes ao nosso universo, que as antigas culturas sempre souberam intuitivamente. Elas afetam todos os aspectos da nossa vida, seja no plano intelectual, físico, mental, emocional ou espiritual. A Lei da Atração é uma dessas leis, que afirma que todas as coisas na mesma vibração energética se atraem mutuamente. Isso significa que os nossos pensamentos, sentimentos, palavras e ações emitem energias que, por sua vez, atraem energias similares. Energias negativas atraem energias negativas, energias positivas atraem energias positivas.

A chave para usar a Lei da Atração é alinhar pensamentos e emoções com aquilo que se quer alcançar. O livro ‘O Segredo’ foi um sucesso de vendas, mas infelizmente pouco se viu na prática. Infelizmente muitos de nós acham que basta alinhar a vibração para atrair, mas é preciso estar consciente de todas as 12 Leis Universais para se criar uma vida saudável e próspera.

8ª Lei: Lei da Transmutação da Energia Perpétua

Tudo o que é energia, que está sempre em movimento por causa da Lei da Vibração, também está sempre em fluxo, desde os astros e os mundos até as células dos nossos organismos. É verdade que algumas mudanças não são perceptíveis porque as partículas simplesmente se transformam no que eram antes. Vibrações mais elevadas têm a capacidade de estimular as mais baixas a acelerar. Assim, a Lei da Transmutação diz que todas as pessoas têm dentro de si o poder de mudar as circunstâncias das suas vidas. Digamos que se sente triste e resolve sair para uma pequena caminhada ao ar livre. Volta a sentir-se melhor do que antes, mesmo que seja um estado passageiro, é um exemplo da Lei da Transmutação.

9ª Lei: Lei da Relatividade

Esta Lei nos revela que nada pode ser julgado, seja bom ou ruim, sem ser comparado com outra coisa. A Lei da Relatividade atua a nosso favor e contra nós constantemente e deveríamos nos lembrar dela sempre que acionamos o nosso botão de julgamento. Esta lei nos ensina a comparar os nossos problemas com outros problemas na sua perspectiva adequada. Não importa o quão difícil seja a nossa situação, há sempre alguém que está numa situação pior. Aquela pessoa é má porque tem um comportamento socialmente inaceitável, já aquela vizinha é mais generosa que a outra. Não podemos saber o quão ricos somos até compararmos com a riqueza de outros. É tudo relativo.

10ª Lei: Lei da Polaridade

Tudo o que existe tem um oposto. Não podemos discernir a escuridão sem termos conhecido a luz e não podemos reconhecer a felicidade sem nunca termos experimentado a tristeza. Imaginemos um bastão em que de um lado está a coragem e do outro lado está o medo. A decisão de onde pegar no bastão é nossa. Podemos suprimir e transformar pensamentos indesejáveis concentrando-nos no polo oposto.

11ª Lei: Lei do Ritmo

É também conhecido como Lei do Movimento Contínuo. Afirma que tudo vibra e se move em determinados ritmos. Esses ritmos estabelecem estações, padrões, estados de desenvolvimento e ciclos: órbitas, marés e até política. Imperadores se elevam e caem, economias prosperam e fracassam, as estações mudam, a roda do ano gira, tudo se move no ritmo da vida e da morte.

12ª Lei: Lei do Gênero

Esta lei está conectada com todas as outras Leis Universais e é a manifestação do Yin e Yang. É outra forma da Lei da Polaridade. É a manifestação de todas as coisas como masculinas e femininas e não se limita ao gênero sexual de cada pessoa, é o equilíbrio interior do Sagrado Masculino e Feminino. Tudo no universo tem essa dupla qualidade e cada extremo tem o seu oposto correspondente. Noite e dia. É esta lei que conhecemos como criação que determina também que tudo tem um tempo gestacional.

Compartilhar

Deixe um comentário