A Filosofia Hermética

O Caibalio e os sete princípios da Filosofia Hermética

 A Filosofia Hermética é um assunto pouco explorado nos livros, apesar de ser citada em muitas obras sobre Ocultismo. No entanto, ela é a chave que pode desvendar todos os mistérios dos ensinamentos ocultos. Há muito tempo, havia um conjunto de princípios fundamentais do Hermetismo, que era passado de mestre a discípulo, sob o nome de “O CAIBALIO”. O seu sentido e significado se perderam por séculos. Mas esse ensinamento ainda é conhecido por algumas pessoas que o receberam oralmente, de geração em geração.

Nenhum conhecimento secreto do mundo foi tão cuidadosamente preservado como os ensinamentos herméticos que nos chegaram ao longo dos séculos desde a época do seu grande fundador, Hermes Trismegisto, o “escriba dos deuses”!

O s Sete Princípios em que se baseia toda a Filosofia Hermética são os seguintes:

l.  O PRINCÍPIO DO MENTALIMO

Esse princípio afirma que o Universo é Mental, e isso explica todos os fenômenos da mente e da psique que chamam a atenção das pessoas, e que sem essa explicação, seriam incompreensíveis e desafiantes para a ciência. Ao entender esse Princípio Hermético do Mentalismo, o indivíduo pode aprender as leis da Mente Universal e usá-las para o seu bem-estar e aperfeiçoamento.

ll.  O PRINCÍPIO DA CORRESPONDÊNCIA

                   “Assim em cima como  embaixo;

                      assim   embaixo como em cima”.

Este Princípio  contém a verdade de que sempre há uma Correspondência entre as leis  e os fenômenos dos diversos planos do Ser e da Vida. O conhecimento do Princípio da Correspondência permite que o homem  raciocine com inteligência  e avance por um  caminho que o leve do Conhecido ao Desconhecido. Ao estudar a mônada, ele entende o arcanjo.

lll.  O PRINCÍPIO DA VIBRAÇÃO

    “Nada está parado;  tudo se move; tudo vibra.”

Este Princípio afirma que “tudo se move”; “tudo oscila”; “nada fica parado”; fatos que a Ciência Moderna comprova e que cada nova descoberta científica reforça. Mas este Princípio Hermético já era conhecido pelos antigos mestres do Egito há milênios. Este Princípio explica que as diferenças entre as várias manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito se devem, em grande parte, a diferentes níveis de Vibração. Desde o todo, que é Puro Espírito, até a forma mais densa da Matéria, tudo vibra; quanto mais elevada a vibração, mais elevada será a sua posição na escala.

O conhecimento desse Princípio,  com as fórmulas apropriadas, permite ao estudante do Hermetismo controlar não apenas suas vibrações mentais, como também as dos outros.

lV.  O PRINCÍPIO DA POLARIDADE

                                       “Tudo  é Duplo; tudo tem polos; tudo tem seu par de

                                            Opostos; semelhante e dessemelhante são o mesmo;

                                                   Os opostos são idênticos em natureza,

                                               Mas diferente em grau; os extremos se encaixam;

                                                      Todas as verdades são meias verdades;

                                                Todos  os paradoxos podem ser reconciliados.”

O princípio da polaridade explica que em tudo há dois aspectos opostos, e  que os “opostos” são simplesmente os dois extremos da mesma coisa, entre os quais há uma interposição de graus diferentes.

Em resumo, a “Arte de Polaridade” é uma parte da “Alquimia Mental”, que era e é praticada pelos mestres Herméticos de todos os tempos. A compreensão desse Princípio permitirá a uma pessoa mudar sua própria Polaridade, assim como a dos outros, se ela dedicar o tempo e o estudo necessários para dominar essa arte.

V.  O PRINCÍPIO DO  RITMO

       “Tudo em fluxo e refluxo, tudo tem suas marés;

         Tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilação

          Compensados; a medida do movimento à direita

                   é a medida do movimento à esquerda;

                                o ritmo é a compensação”.

Este Princípio incorpora a verdade de que tudo tem um movimento de ida e volta, um fluxo e refluxo, uma atração e repulsão, um balanço de pêndulo, uma subida e descida de maré, entre os dois polos que existem, conforme o Princípio da Polaridade que vimos anteriormente.

Vl.  O PRINCÍPIO DA  CAUSA E EFEITO

                          “Toda causa tem seu Efeito; todo Efeito tem sua

                                      Causa: tudo acontece de acordo com a Lei;

                                     O Acaso nada mais é que um nome dado a uma Lei

                                      Não reconhecida; há muitos planos de causalidade,

                                                     Mas nada escapa `Lei”.

Este princípio incorpora o fato de que há uma Causa para todo Efeito, e um Efeito a partir de toda Causa. Explica que:  ” Tudo acontece de acordo com  a Lei, nada acontece sem razão; que o acaso não existe; que, embora existam  vários planos de Causa e Efeito ,e que os planos  superiores dominem  os planos  inferiores, nada pode esquivar-se inteiramente  à Lei.

Os Hermetistas sabem, até certo ponto, a arte e os métodos de se elevarem acima do plano comum de Causa e Efeito, e por meio da ascensão mental a um plano superior se tornam Causa, em vez de Efeito.

Vll.  O PRINCÍPIO DE GÊNERO

        “O gênero está em tudo; tudo tem seu Princípio

                            Masculino e seu Princípio Feminino; o Gênero se

                                                 Manifesta em todos os planos”

No Plano Físico, esse Princípio se manifesta como sexo; nos planos superiores, assume formas mais elevadas, mas é sempre o mesmo Princípio. Nada se cria, seja no físico, no mental ou no espiritual, sem esse Princípio. O Princípio de Gênero opera sempre visando a geração e a criação. Tudo e todos contêm em si os dois Elementos ou Princípios desse Grande Princípio (seja homem ou mulher). O Princípio Masculino contém o Princípio Feminino; o Princípio Feminino contém o Princípio Masculino.

Os sete princípios do Hermetismo regem a Filosofia Hermética e foram tirados das 12 Leis Universais que regem o Universo e são imutáveis.

Compartilhar

Deixe um comentário