Cinco estratégias para perder peso sem estresse e com leveza.
No artigo de hoje, em continuidade ao tema inicial, Obesidade, vou enumerar e esclarecer 5 estratégias para perder peso de forma simples, repetitiva e sistemática. As cinco estratégias são: Fique atento(a) ao seu porquê; o cérebro demora para reconhecer a saciedade, se você come rápido, vai comer demais; lembre-se que é um processo. Uma caminhada com altos e baixos; tenha estratégias para a situações desafiadoras que vai encontrar; monitore seu peso. A seguir leia com atenção as estratégias e tente por em prática, pois deverá, com certeza, lhe ajudar bastante a materializar essa quebra de paradigma.
1- Fique atento(a) ao seu porquê.
Qual o motivo mais profundo que lhe leva a querer emagrecer? Sentar-se e levantar com agilidade? Poder brincar com os filhos sem cansar logo? Passar na frente do Ex de namorado novo e vestido matador?
Não importa o motivo, desde que ele seja forte e que você lembre dele (deles todos os dias).
Você pode fazer uma lista com o seu porquê mais profundo e com outras vantagens que você enxerga em emagrecer. Então, escreva e leia em voz alta, sempre que sentir que o processo está difícil, para lembrar de que vale a pena o esforço.
2- O cérebro demora para reconhecer a saciedade, se você come rápido, vai comer demais.
Nunca coma de pé. Faça um prato bonito. Sente-se. Aprecie a beleza do seu alimento. Agradeça (medite ou reze por alguns segundos). Coma com calma e sem pressa, mastigue devagar e saboreie cada pedaço. Concentre-se na comida. Comer numa mesa, uma bela refeição, concentrado(a) e devagar dá muito mais prazer e saciedade.
3- Lembre-se que é um processo. Uma caminhada com altos e baixos.
Não existe mundo dentro da dieta e mundo fora da dieta.
Comer algo mais calórico faz parte. O importante é somente voltar ao rumo na próxima refeição.
Não seja tão duro(a) com você mesmo(a). Faltou o treino hoje? Vá amanhã, pois o que destrói um processo de emagrecimento é desistir e não falhar, ás vezes.
4- Tenha estratégias para as situações desafiadoras que vai encontrar.
O que fazer quando lhe oferecem um bolo no trabalho e você não quer? Tenha respostas prontas. Pense antes na resposta, não ser pega de surpresa lhe dá força para resistir.
Dizer que está de dieta muitas vezes não funciona porque as pessoas continuam insistido para que coma e você pode dizer que fez promessa e não pode, que está com dor de barriga…..
5- Monitore seu peso
Muitas pessoas evitam se pesar, principalmente quando acham que ganharam peso. Esconder-se da balança não vai lhe ajudar em nada. A não ser em alguns casos de patologias do comportamento alimentar, se pesar é importante para acompanhar a evolução do peso. Pelo menos uma vez por semana, mesmo quem está no peso normal deve pesar-se.
Espelho e roupas também ajudam no automonitoramento mas a balança é um parâmetro mais fácil, com menos chance de autoenganos. Acompanhar o peso vai lhe ajudar a ver o que funciona melhor para você.
Se você sofre com a obesidade, procure acompanhamento profissional. Essas dicas vão lhe ajudar durante o tratamento.