A Gula

A gula é um dos sete pecados capitais, que a meu ver tem mais a ver com vício do que com pecado, mas tem tudo a ver com capital, no sentido morte, tirar a vida de alguma forma. Neste caso, tirar a própria vida, que está mais para um suicídio, lento e progressivo. Já que todo aquele que é viciado em comer está pedindo para morrer.

A ciência já percebeu que vive mais quem come menos, isso é fato e é patente.

Então a bulimia um transtorno alimentar caracterizado por consumo excessivo de alimentos, em um curto período de tempo e preocupação excessiva com o aumento de peso, leva ao surgimento de comportamentos compensatórios após as refeições para evitar o ganho de peso, como por exemplo vômitos forçados, uso de laxantes ou prática excessiva de atividade física.

Isso explica o comportamento de várias pessoas que comem até não aguentar mais e depois ficam com peso na consciência. É algo meio louco, mas encontra terreno fértil na psicanálise, no estudo do Transtorno Psiquiátrico Alimentar.

Então, como falei lá no início, está mais para um vício do que para um pecado,Já que o único prejudicado nessa questão é o próprio viciado.

Por outro lado, a Gula também está diretamente ligada a um dos 9 Tipos de Personalidade estudados pelo Eneagrama para entender os nossos principais traços de caráter, defeitos e potenciais. Este tipo de personalidade é denominado “O sonhador” ou eneatipo nº 7. As pessoas desse Tipo de Personalidade estão sempre centradas na mente. Elas possuem uma agilidade mental acima da média e costumam lidar com várias coisas ao mesmo tempo, mas dão prioridade ao prazer. O seu vício emocional é a gula, justificada pela atitude entusiasta, positiva e possuem auto-imagem de habilidoso improvisador. O nome sonhador vem da grande quantidade de ideias e planos, beirando o impossível.

Ser assim pode ser bom e pode ser ruim. Como em tudo e qualquer coisa na vida é bom até o momento que você tem o controle e o controle se adquire com a expansão da consciência, ou seja, quanto mais conscientes você é sobre algo ou um determinado assunto, maior é o seu controle sobre esse algo ou assunto e expandir a consciência é, antes de mais nada, sair da Zona de Conforto e das Crenças Limitantes.

Então, quando você percebe que, de uma forma ou de outra, já explicadas aqui, está dominado(a) ou “viciados(as)” pela Gula e se dispõe a se autoconhecer, por mais difícil que possa parecer, tenha a certeza você vai adquirir o controle. Quando isso acontece, não tenha dúvidas, nem o Céu é o limite para você!

Compartilhar

2 comentários em “A Gula”

  1. Right here is the perfect webpage for everyone who would like to understand this topic. You realize a whole lot its almost tough to argue with you (not that I actually would want toÖHaHa). You definitely put a new spin on a topic that has been written about for many years. Great stuff, just wonderful!

    Responder

Deixe um comentário