Domingo é Dia de Relaxe ou de Estresse?

Como é visto o domingo pelas pessoas é o destaque do PODCAST na nossa coluna PSICOLOGIA desta sexta-feira, com Sarita Cesana. O domingo te relaxa ou te estressa?

A princípio, o domingo deveria ser o merecido dia de descanso da família. O dia em que ninguém trabalha, pois se espera que, depois de uma semana inteira de labuta as pessoas estejam muito cansadas, esgotadas e, em certos casos, até traumatizadas.

Realmente é o que acontece com a maioria das pessoas e famílias mundo afora, com raras exceções, pois há países, principalmente os asiáticos, que não respeitam nem o domingo como dia mundial do descanso. Sendo assim, seria absolutamente normal que as pessoas depois de um dia relaxante, tranquilo, com pouquíssimo trânsito veicular nas ruas e avenidas, inclusive muitas ruas são bloqueadas para que os cidadãos circulem livremente, a pé ou de bike, sem receio ou medo de ser atropelado por algum motorista distraído.

Entretanto, as estatísticas nos dizem que o domingo a noite é o terror para muita gente. Mais conhecido como “síndrome do domingo”. É comum muitas pessoas não conseguirem dormir na noite de domingo devido a ansiedade e a proximidade da segunda-feira chegando e trazendo junto todos os problemas, responsabilidades e angustias.

O domingo é uma chance de conversar com amigos, recuperar o sono perdido ou a ressaca da noite passada. Mas para muitos de nós, quando a tarde de domingo chega, um sentimento de intensa ansiedade e pavor se instala –muitas vezes conhecido como a “síndrome do domingo”, ou ainda “Sunday scaries”, em inglês.

Para algumas pessoas é dia de relaxamento, mas para outras é dia de estresse por causa da segunda-feira batendo a sua porta. E com ela aquele monte de problemas que você sabe, vai enfrentar inevitavelmente, problemas que você ainda vê muito longe a solução.

Então, o domingo te relaxa ou te estressa? Qual das duas pessoas você é? Ouça o Podcast e saiba como mudar esse paradigma!

A SÍNDROME DOCPÓS DOUTOR
Compartilhar

Deixe um comentário