O Estoicismo, o bem viver e o bem estar

O bem viver é bem diferente do bem estar e no final faz a diferença entre o velho e o idoso.

Desde muito cedo aprendi que o estresse é o maior mal da sociedade contemporânea, pois é uma forma lenta e progressiva de suicídio. É como quando se coloca uma rã num tacho de água aquecendo lentamente e ao fim, a rã morre por inanição sem perceber. Assim vive maioria das pessoas e não percebe que está encurtando sua, já breve vida ainda mais.

Não somos capazes de imaginar que viemos ao mundo para viver tanto quanto um cavalo, um cachorro, um elefante ou uma tartaruga. Poucas pessoas sabem que todos esses animais vivem, pelo menos, cinco vezes o tempo que levam para alcançarem a idade adulta. O cachorro aos 3 anos completa sua formação e vive pelo menos 15 anos, ou seja, cinco vezes a idade adulta. O cavalo leva quatro anos e aos 20 anos está adulto. O elefante aos 17 anos, mas vive aproximadamente 80 anos.

Desta forma é muito fácil perceber que o único ser vivo na face da terra que não consegue essa, digamos assim, “façanha”, é o homem, pois alcança o auge da sua formação adulta aos 25 anos, entretanto vive em média apenas 76 anos, aqui no Brasil, ou seja, apenas três vezes.

A resposta para isso, pode não parecer, mas é muito óbvia. São dois fatores principais: alimentação e estresse. A vida sedentária e ao mesmo tempo atribulada e estressante, unida ao hábito alimentar desregrado e tóxico é a combinação perfeita para a redução do tempo de vida útil e saudável do homem. Ao longo da vida poucas pessoas se preocupam com um estilo de vida leve, tranquilo e saudável, bem como o mais importante: o equilíbrio corpo, mente e espírito. Principalmente na juventude quando estão correndo atrás da estabilidade financeira. Então acabam perdendo esse equilíbrio espiritual tão necessário e caindo nessa armadilha perigosa.

Portanto, a filosofia de vida escolhida por cada um é que define uma vida longeva e saudável ou não. É a que lhe devolve ao ponto de equilíbrio. Só a experiência e a sabedoria pode nos assegurar essa vida longeva e saudável que todos sonhamos tanto. O Estoicismo nos ensina que devemos ter bom senso, resiliência, paciência e perseverança. Os quatro pilares para conquistarmos tudo que quisermos. Isso pode fazer a diferença entre ser velho e idoso, por exemplo, aos 80 anos. No Estoicismo, o bem viver é bem diferente do bem estar. Pense nisso!

Compartilhar

1 comentário em “O Estoicismo, o bem viver e o bem estar”

Deixe um comentário