Mentira tem perna curta

E todo mundo sabe disso

Mentira tem perna curta é um dito popular muito e é comum ouvirmos isso a torto e a direito, todo mundo sabe disso, mas não se cansam de repetir. Mentir, mentir e mentir é a coisa que a maioria das pessoas faz o tempo todo. Até mesmo pessoas cultas, estudadas, religiosas e espiritualizadas. Parece até que é um vício impregnado em todas as almas. É como se todas as almas trouxessem esse vício terrível incrustrado na sua aura.

Uma mentira Suprema

O pior é que tem pessoas que quanto mais você pede para não mentir mais ela insiste em ser mentirosa. Pessoas estudiosas do comportamento humano, tais como psicólogos(as), psiquiatras, médicos(as) e até mesmo padres e religiosos em geral, têm o hábito de mentir e muitas vezes descaradamente. Tomemos como exemplo público e notório mais recente o Presidente do Supremo Tribunal Federal, que em resposta oficial ao prestigiado tabloide inglês negou ter falado uma determinada frase. Frase essa que, talvez 7 em cada 10 brasileiros saibam que ele falou. Digo isso sem medo de errar porque o vídeo no qual ele falou essa frase, antes mesmo da publicação da nota oficial, já havia viralizado em todas as redes sociais. E, hoje, 4 dias depois da publicação da nota oficial já deve ter se multiplicado por 4.

Mentira tem perna curta. E todo mundo sabe disso.

Então, nós estamos falando da maior autoridade do Poder Judiciário Brasileiro. Alguém que se supõe ter notável saber jurídico e reputação ilibada. Imagina-se que quem tem esses predicados seja alguém que prime pela verdade e tenha nojo ou asco da mentira. Até porque faz parte do cotidiano de um juiz ou ministro da suprema corte ordenar que testemunhas, nos processos judiciais, antes de depor juri por Deus. A pessoa põe a mão sobre a bíblia e jura falar a verdade e nada mais que a verdade. Entretanto, Não é isso que temos testemunhado no cotidiano dos nossos juristas.

A mentira faz parte da miséria humana

Mas voltando para a vida cotidiana dos simples mortais vemos que a mentira é regra ao invés de exceção na vida da maioria das pessoas. Eu tenho o hábito de repetir que mentira tem perna curta com as pessoas que me relaciono. Coincidentemente as pessoas mais chegadas e mais íntimas, muitas vezes, são as que mentem mais. E da mesma forma que o ministro citado, na cara dura. Então, muitas vezes eu fico me perguntando: poxa vida, eu já pedi tanto para essa pessoa não mentir para mim, por que será que ela continua mentindo?

A resposta vem quando percebo que a mentira faz parte da miséria humana. Infelizmente, por mais que o ser humana tenha consciência que o caminho para a libertação é a verdade ele também sabe que é um caminho muito árduo e espinhoso. Como o ser humano está submisso ao Ego e este é essencialmente preguiçoso vai procurar sempre o atalho e o atalho é a mentira. Então, este ser ignóbil supersticioso e místico escolhe apostar sempre na sorte. É que ele acredita que com sorte a sua mentira não será descoberta, apesar de saber que mentira tem perna curta.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário