A sabedoria dos antigos

Por que a sabedoria dos antigos nunca envelhece?

É incrível, mas quando paramos para pensar que nos dias atuais todo o conhecimento acumulado da humanidade em termos de saúde integral vem da antiguidade e que desde então o homem não evoluiu um centímetro nesse sentido. Então vale a pergunta: por que a sabedoria dos antigos nunca envelhece?

Bem, para ser mais claro estou falando de coisas simples, tais como:

Lá nos idos dos anos 50 e 60 depois de Cristo um simples poeta chamado Juvenal disse uma frase despretensiosa, naquela ocasião, mas que viria a ser uma das mais sábias deduções até hoje: “mens sana in corpore sano”.

Equilíbrio físico, mental e espiritual

Mas o que significa isso? A frase vem do latim, mas a tradução literal é “mente sã em corpo são”. E quer dizer que se a mente é saudável o corpo também o é. Simples assim!

A ciência, ao longo dos séculos comprovou essa afirmação mostrando que alguém que tem uma mente sadia nos mais diversos aspectos analisados seguramente tem um corpo saudável. O que significa que enquanto essa mente estiver sã o corpo também permanecerá saudável. É bom esclarecer que, quando se fala em saúde integral estamos falando de saúde mental, física, espiritual e emocional.

Autocura

O ser humano possui um sistema autoimune perfeito, ou seja, o nosso DNA é guardião da chamada Autocura. Por exemplo, quando alguém cai no chão e rala o joelho, imediatamente a autocura entra em ação e realiza o processo de cicatrização no local ferido. Mesmo que você não aplique nenhum remédio no local, em alguns dias o joelho ferido apresentará apenas uma cicatriz e, como tempo ela desaparecerá por completo.

Esse processo de autocura acontece em qualquer situação ou tipo de doença que possamos contrair. Ele será mais ou menos eficaz na medida que a nossa mente assuma ou não o controle. Ou seja, em um caso mais grave, como um câncer o nosso sistema imunológico não conseguirá resolver sozinho o problema. Principalmente se a agressividade das células cancerígenas for grande. Nessa situação a mente terá um grande papel no processo de autocura, pois é quando ela pode e deve assumir o comando, no lugar do sistema nervoso autônomo. A mente tem o poder de manter os níveis dos hormônios serotonina, dopamina, endorfina e ocitocina (hormônios da felicidade) em alta.

Infelizmente pouca gente sabe desse poder da autocura ou se sabe, pois é um assunto que vem lá da sabedoria dos antigos, não acredita ou simplesmente tem preguiça de tentar assumir esse controle, preferindo entregar essa responsabilidade para médicos e remédios.

Zona de conforto

Portanto a resposta para a pergunta: por que a sabedoria dos antigos nunca envelhece? Talvez seja que o homem adora uma zona de conforto e como a inteligência cognitiva se desenvolveu assustadoramente nos últimos 1000 anos criando remédios para todo tipo de mal e como os remédios alopáticos resolvem o problema da dor, ou seja, dos sintomas instantaneamente, houve uma acomodação e um desinteresse das pessoas em buscar as soluções na medicina ayurvedica, homeopática ou ainda na meditação, yoga e hipnose.

Compartilhar

Deixe um comentário