Onde termina a parte saudável e começa a parte doente?
Há muito se fala em globalização como algo salutar. Uma linguagem comum a todos os povos do planeta, por exemplo, seria bastante produtiva, pois a comunicação é a base do entendimento entre nações. Sem a necessidade de tradutores, que por vezes traduzem errado e distorcem o contexto de frases e textos, evitaríamos sérios problemas de comunicação entre culturas. Por isso quero neste artigo esclarecer sobre a globalização e os globalistas, pois existe uma confusão gerada pelos “globalistas” para confundir a cabeça das pessoas.
Existe uma passagem bíblica, em Atos 2:1-13, que ilustra bem essa ideia. No dia de Pentecostes, os apóstolos estavam reunidos quando um som como de vento forte encheu a casa, e línguas como de fogo pousaram sobre cada um deles. Cheios do Espírito Santo, passaram a falar em outros idiomas. Uma multidão vinda de várias nações — partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Egito e de tantas outras regiões — ouviu, cada um em sua própria língua materna, o anúncio das grandezas de Deus. Atônitos, se perguntavam uns aos outros o que aquilo significava.
Esse tipo de globalização, sem sombra de dúvida, traz progresso, evolução e desenvolvimento mental e espiritual: a unidade que nasce do entendimento mútuo, não da imposição. A Globalização e os Globalistas começam, portanto, com uma pergunta simples: onde termina essa parte saudável, e onde começa a parte que adoeceu?
A diferença entre globalização e globalistas
A globalização é um movimento que aparentemente veio para unificar povos e nações. Isso vale também para a indústria: peças de segmentos industriais diferentes tornaram-se intercambiáveis, permitindo que produtos durassem mais e custassem menos. Até aqui, trata-se de integração voluntária, que amplia trocas e conhecimento sem impor nada a ninguém.
Entretanto, o termo “globalista” foi politizado, e passou a descrever pessoas, líderes ou organizações acusados de promover a integração política, econômica e cultural em escala mundial, muitas vezes em detrimento da soberania dos Estados-nação. Trata-se de um conceito que precisa urgentemente ser revisto, justamente por carregar tanta carga acusatória quanto ambiguidade.
Os opositores definem os globalistas como elites, burocratas ou políticos desconectados da realidade local, que pretendem impor regras internacionais e enfraquecer fronteiras e tradições. Alguns defensores do livre-mercado, como o Instituto Mises, fazem uma distinção mais precisa: separam a “globalização econômica” — o fluxo voluntário de comércio e mercadorias — do “globalismo”, que seria a centralização de poder por meio de leis supranacionais e burocracias estatais globais. Sob essa ótica liberal, o globalismo também é visto de forma negativa, ainda que por razões distintas das apontadas pelos nacionalistas.

Como resgatar a essência da globalização em meio a tantos globalistas?
Para os críticos dessa centralização, o resgate da essência original da globalização passaria por uma depuração profunda das instituições acusadas de disseminar desinformação, na tentativa de manter grandes parcelas da população pouco críticas e mais facilmente influenciáveis.
Vale um esclarecimento: essa é uma leitura contestada, não um consenso. Defensores de organismos multilaterais argumentam que instituições internacionais, apesar de imperfeitas, cumprem papel relevante na cooperação entre países — no comércio, na saúde pública e na resposta a crises globais. A Globalização e os Globalistas, portanto, exige de cada leitor um exercício de discernimento: distinguir a cooperação genuína entre povos da tentativa de concentrar poder em instâncias cada vez mais distantes do cidadão comum.
Conclusão
A globalização, do jeito que foi construída ao longo das últimas décadas, deixou muitas brechas e vulnerabilidades. Tratados assinados sem debate público amplo, burocracias internacionais com pouca prestação de contas e decisões econômicas tomadas longe do alcance do voto popular: tudo isso criou terreno fértil para narrativas simplificadas.
Essas brechas foram ocupadas em várias direções do espectro político, não apenas em uma. Setores nacionalistas e libertários passaram a enxergar nelas uma conspiração de elites globalistas; setores à esquerda, por sua vez, passaram a lê-las como evidência de um projeto neoliberal de exploração entre nações. Ambas as leituras, em sua forma mais extrema, simplificam um fenômeno genuinamente complexo. Talvez o maior desafio de A Globalização e os Globalistas não seja escolher um lado dessa disputa, mas recuperar aquilo que a globalização tinha de mais saudável desde o princípio: povos que se comunicam, aprendem uns com os outros e crescem juntos, sem que ninguém precise abrir mão de sua soberania, sua identidade ou sua voz.
Mantra do EU SOU
Eu Sou capaz de distinguir a cooperação genuína da manipulação disfarçada de progresso.
Eu Sou soberano das minhas próprias escolhas, mesmo em um mundo interligado.
Eu Sou crítico diante de narrativas simplificadas, venham de onde vierem.
Eu Sou parte de uma humanidade que pode se unir sem perder sua identidade.
Wagner Braga