Receita revolucionária para manter a juventude e viver mais e melhor
Um dos livros mais interessantes, instigantes e disruptivos que já li na minha vida. O Segredo está nos Telômeros, das autoras Elissa Epel e Elizabeth Blackburn, esta Prêmio Nobel de Medicina, é a nossa DICA DE LIVRO desta quarta-feira no Blog do Saber. Sem dúvida alguma é uma receita revolucionária para manter a juventude e viver mais e melhor.
Sobre as autoras
Elizabeth Blackburn
Elizabeth Helen Blackburn (Hobart, 26 de novembro de 1948) é uma Australiana-Americana, laureada com um prêmio Nobel, e foi Presidente do Salk Institute for Biological Studies. Anteriormente, ela foi uma pesquisadora na área de biologia na University of California, San Francisco, e estudou o telômero, uma estrutura localizada no final dos cromossomos que protege o cromossomo. Eventualmente, em 1984, Blackburn participou da descoberta da telomerase, a enzima que preenche o telômero, juntamente com Carol W. Greider. Por esse trabalho, ela recebeu o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina de 2009, em conjunto com Greider e Jack W. Szostak, se tornando a única pessoa nascida na Tasmânia a receber um prêmio Nobel. Contudo, ela também trabalhou em Ética na Medicina, e foi demitida do Conselho Presidencial de Bioética da Administração Bush em meio a uma grande controvérsia.
O primeiro livro de Blackburn, O Segredo está nos Telômeros: Receita revolucionária para manter a juventude e viver mais e melhor, (2017). Teve como co-autor a Psicóloga em Saúde Dra. Elissa Epel do Centro de Envelhecimento, Metabolismo e Emoções (AME) do Centro para a Saúde e Comunidade da UCSF. Então, Blackburn fala sobre a reversão do envelhecimento e do cuidado com os telômeros a partir do estilo de vida. Gerenciamento do stress crônico, exercícios físicos, uma melhor alimentação e tempo suficiente de sono; testes de telômero, além de precauções e recomendações.
Elissa Epel
Elissa Sarah Epel é uma psicóloga da saúde americana. Ela é professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade da Califórnia, São Francisco (UCSF); diretora do Centro de Envelhecimento, Metabolismo e Emoção da UCSF; e diretora associada do Centro de Saúde e Comunidade.
Epel co-publicou seu primeiro livro com Elizabeth Blackburn em 2017, intitulado O Segredo está nos telômeros: receita revolucionária para manter a juventude e viver mais e melhor. Contudo, ao estudar os telômeros e a enzima de reposição, telomerase, eles descobriram um papel vital desempenhado por essas capas protetoras. Elas giravam em torno de uma ideia central: o envelhecimento das células. Entretanto, como os telômeros encurtam a cada divisão de uma célula, a reposição dessas capas é essencial para o crescimento celular a longo prazo.
Então, por meio de pesquisas e dados, eles explicaram que pessoas que levam vidas estressantes apresentam menos funcionamento da telomerase no corpo. O que leva a uma diminuição nas capacidades de divisão da célula. Uma vez que os telômeros encurtam drasticamente, as células não podem mais se dividir, o que significa que os tecidos que elas reabastecem a cada divisão morreriam, destacando o mecanismo de envelhecimento em humanos.
Portanto, para aumentar a atividade da telomerase em pessoas com vidas cheias de estresse, eles sugeriram exercícios moderados, mesmo 15 minutos por dia, o que comprovadamente estimula a atividade da telomerase e repõe o telômero.

Sobre a obra
O desejo de uma vida longa e com qualidade está diretamente ligado à forma como nossas células envelhecem. A bióloga molecular Elizabeth Blackburn, vencedora do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 2009, e a psicóloga da saúde Elissa Epel exploram essa relação em seu livro O Segredo Está nos Telômeros. Nele, as autoras explicam como o comprimento dos telômeros – estruturas que protegem os cromossomos – influencia nossa saúde e longevidade. Telômeros bem preservados podem prevenir doenças graves, incluindo o câncer, e certos hábitos podem contribuir para mantê-los saudáveis. Para isso, o livro propõe práticas chamadas Laboratórios de Renovação, que auxiliam na melhoria dessas estruturas e, consequentemente, na promoção do bem-estar.
Esse best-seller do The New York Times oferece uma abordagem inovadora sobre como cuidar da saúde celular para retardar os efeitos do envelhecimento e preservar a vitalidade por mais tempo.
Wagner Braga
[