A prevenção muda tudo
Certa vez no Rio de Janeiro eu estava no apartamento do meu querido amigo Márcio Braga, ex presidente do Flamengo, ex ministro de estado no governo Fernando Collor e ex. Secretário no governo Leonel Brizola e seu grande amigo chegou com o senador Darcy Ribeiro. Simples assim!
Um marketing para Brizola
Nunca fui brizolista mas ele um homem muito preparado, inteligente e destemido. Cunhado de João Goulart gaúcho de São Borja criou o slogan: “Cunhado não é. Parente, Brizola presidente.”
O assunto predominante foi educação, a de casa dada pelos pais, a do colégio dada pelos professores e da vida dada pela cultura de um povo.
Brizola, criou no Rio os Cieps, transformou a Marquês de Sapucaí ociosa o ano. Tudo entre um Carnaval e outro em escolas tempo integral. O professor Darcy o mentor de tudo sempre opinava e acrescentava.
O problema do Brasil é cultural
Disse ele: “O maior problema do Brasil é o cultural. Nunca esqueci e é a mais pura verdade. Por exemplo, um motorista vê um outro fazendo um retorno errado só para não ir mais adiante fazer o permitido. Então ele comete o mesmo erro.
Um empresário do Rio dono de empresas de ônibus me disse que os bancos dos ônibus dele eram de fibra porque quando eram ccom espumas o próprio usuário rasgava o banco que ele e suas famílias usam.
A gente também vê em muitas cidades mundo afora as enchentes todos os anos. Fora a inevitável força da natureza a maioria é porque a população joga lixo no chão, em terrenos, no msr, na praia entumpindo os bueiros e maltratanndo a natureza a coisa mais perfeita do mundo.
Muitos pensam : ” Ah só essa veizinha, só eu, não vai nem vem”. Mero engano, uma tonelada começa com 500 Gramas. Cada um precisa fazer a sua parte.
A prevenção muda tudo
Então, assim como na segurança pública, todos nós precisamos tomar precauções. Por exemplo, não atender telefone dirigindo, evitar aguardar alguém na calçada, espera dentro. Evitar usar correntes, pulseiras, bem como ao chegar em casa observar se tem algum suspeito por perto e por aí vai.
Daqui parabenizo o meu amigo Coronel Araújo secretário da segurança pública assim como o Coronel Alarico, Comandante geral da Polícia Militar se estendendo a soldados, cabos, etc.
Não podemos ter um soldado em cada esquina. Tudo isso e outras coisas vão melhorar muito nossas vidas e evitar muitos problemas.
Simples assim.
Cid Montenegro