Um planeta de provas e expiações

E de coisas surreais e bizarras

Nessa vida passamos por todo tipo de provação. Com certeza a terra neste momento é um planeta de provas e expiações. Digo isso com conhecimento de causa, pois estou experienciando coisas que jamais imaginei experienciar. Nos últimos tempos tenho usado, com cada vez mais frequência as palavras “surreal” e “bizarro”.

E não é só na minha vida pessoal, nos meus relacionamentos amorosos, familiar, profissional ou de amizade, mas também na vida social e política deste país chamado Brasil. No que se refere ao social estamos passando por momentos assustadores. Temos as drogas, a violência no trânsito e no seio familiar, o feminicídio, a corrupção e todo tipo de ilícitos aumentando em ordem geométrica.

pessoas impregnadas de ego e ódio

No que se refere aos relacionamentos pessoais, quer seja de natureza profissional, amorosa ou familiar, percebo que as pessoas continuam muito impregnadas de ego e muito distantes do amor, da compaixão e da gratidão.

Pessoalmente percebo que ainda sou muito vulnerável a ingratidão, pois reajo com revolta e, as vezes, até com grosseria a quem me é ingrato(a). Entendo que não deveria ser assim, pois devemos nos doar e ajudar ao próximo sem esperar nada em troca. Esse o principal ensinamento de Jesus Cristo.

Um planeta de provas e expiações. Uma atitude de ingratidão.

Uma atitude de ingratidão

A primeira vez que reagi com revolta e grosseria a uma atitude de ingratidão de alguém que ajudei foi quando minha filha mais velha me respondeu com desdém quando numa atitude de ingratidão dela eu a lembrei que havia me endividado para proporcionar a ela um intercambio cultural nos Estados Unidos da América. Ela me respondeu assim: “eu não lhe pedi pra me dar, você deu porque quis!

Na época isso me soou como um: “eu não pedi pra nascer, agora aguente!”

Uma questão de assumir a própria consciência

Admito que isso não é fácil de superar. Pelo contrário, é muito, mas muito difícil, pois isso aconteceu há aproximadamente 18 anos atrás. Hoje estou beirando os 60 anos de idade e, confesso, ainda estou trabalhando isso. E olhe que, geralmente sou eu quem se oferece para ajudar as pessoas e consciente de que este é um planeta de provas e expiações.

A minha única certeza é que ao superar esse obstáculo, ou seja, assim que eu conseguir aceitar a ingratidão das pessoas como uma coisa normal estarei a um passo de alcançar a minha melhor versão.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário