A virtude da resiliência

A resiliência está relacionada à flexibilidade

No artigo que publiquei nesta segunda-feira falei um pouco sobre a virtude da paciência, cujo título foi “O exercício da paciência”. Mas não podemos falar em paciência sem mencionar também a virtude da resiliência, já que, normalmente a resiliência está relacionada a flexibilidade. E quando se fala em flexibilidade se entende que alguém flexível ou algo flexível tem o poder de se curvar sem quebrar e isso tem muito a ver com paciência também. Senão vejamos, quando alguém negocia numa venda de um imóvel o seu valor, dando um desconto ao comprador com o objetivo de não perder a venda. Essa pessoa está, muitas vezes recuando, ou dando um passo atrás para poder avançar e dar dois passos a frente em outra futura negociação. Ou seja, eu perco um pouquinho agora para ganhar um pouco mais depois.

O bambu enverga, mas não quebra

Então esse movimento se chama de resiliência ou flexibilidade. Perder um pouco agora para ganhar mais depois. E isso requer, acima de tudo paciência, pois o que você previa ganhar agora vai ter de esperar um pouco mais para acontecer. Na natureza temos uma arvore que representa muito bem essa virtude da resiliência e se chama Bambu. É conhecida como a arvore que enverga, mas não quebra. Algumas espécies chegam a alcançar 30, 40 e até 50 m de altura. São capazes de se curvar até encostarem o seu topo no chão sem quebrar.

A virtude da resiliência, o bambu enverga, mas não quebra.

A paciência companheira da resiliência

Quando alguém passa por muitas dificuldades e obstáculos ao longo da vida e mesmo diante de tudo isso consegue superar todas as barreiras, diz-se de um indivíduo muito resiliente. É como em um jogo de xadrez, que muitas vezes você é obrigado a recuar com o seu cavalo ou sua rainha para evitar ser tragado por um bispo ou pela torre. Então você espera a hora certa para atacar novamente e isso se chama o exercício da paciência.

Portanto quem possui a virtude da resiliência é porque já exercitou muito a paciência e aprendeu a ser resiliente. Sendo assim podemos concluir que paciência e resiliência andam juntas e uma complementa a outra.

Compartilhar

Deixe um comentário