Como descobrir seu dom!

Uma capacidade especial inata

Dom é uma palavra que vem do latim “donu”. Significa dádiva, presente, sendo uma capacidade especial inata. Na prática, um dom é um potencial para desempenhar com alguma facilidade determinadas tarefas que são complexas para a maioria das pessoas. Este é o fato de certas crianças desenharem bem, outras tocarem um instrumento musical com desenvoltura ou aprender números ou trabalhos manuais. Então, se você ainda não descobriu o seu vamos tentar lhe ajudar a como descobrir seu dom!

Como descobrir seu dom. Uma capacidade especial inata.

Qual a diferença entre dom e talento?

Os talentos são capacidades que se demonstram em inclinações e predileções. Já os dons vêm de algo “sobrenatural”, como se nascesse com a pessoa.

Um dom não é condição suficiente para caracterizar um gênio. Qualquer indivíduo pode ter um dom. Já um gênio tem, sim, um dom. Mas na genialidade há algo que a ciência ainda não explica.
Quando citamos Beethoven, Mozart, da Vinci ou Pelé como exemplos de pessoas que tivereram um dom especial, não poderemos excluir o Seu Mané Mecânico – que descobre em poucos segundos qualquer problema de um carro, e o conserta como ninguém. Aqueles tinham um dom e também foram gênios. Já o Seu Mané apenas tem um dom.

E o que é talento? O talento se parece muito com o dom na sua essência. Mas tem origem diferente.

O talento é uma tendência ou um gosto especial que pode ser desenvolvido. Mesmo que exista algum componente genético, qualquer talento depende de três atitudes para atingir sua plenitude. O talento depende de treinar muito; ter disciplina: olhe para os atletas, por exemplo; e perseverança: persistir na busca dos resultados.

Isto só confirma a ideia de que “todo talento é 1% inspiração e 99% transpiração”.

E o dom sem talento?

E como ficam aqueles que têm dom, mas não têm talento? Estes são um desperdício, nasceram com algo especial, mas não foram lapidados como deviam. E tem também os “desligados”, aqueles que, mesmo tendo tido boas chances, não se esforçaram para se desenvolver. Mesmo assim nunca desista de como descobrir seu dom.

Thomas Jefferson, um dos primeiros presidentes dos Estados Unidos, comentou com muita sabedoria: “Eu acredito muito na sorte. Quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”. Isto equivale a dizer que inspiração sem transpiração de nada vale.

Parece que todo mundo sempre diz: “Se você soubesse como você é especial”. Bem, a verdade é que às vezes simplesmente não sabemos o quanto somos especiais. Quando não nos sentimos a pessoa mais inteligente, mais gentil, mais bonita, mais engraçada ou a mais talentosa, nossa autoconfiança parece desaparecer. Agora vamos lhe ajudar a como descobrir seu dom.

Dicas para descobrir seu dom:

  1. Peça quem te conhece falar sobre seus dons para você.

Às vezes não vemos em nós mesmos o que outras pessoas veem.

  1. Procure dons em meio à adversidade.

São durante os momentos difíceis, que podemos decidir entre permitir que nossas melhores ou piores qualidades fiquem mais evidentes. Nesses momentos, concentre-se em descobrir e usar suas melhores qualidades e dons.

  1. Orar pedindo ajuda para reconhecer seus dons.

O Deus que você acredita conhece seu potencial divino. Se temos dificuldade em ver isso em nós mesmos, Ele pode ajudar. Você pode orar pedindo auxílio para reconhecer seus dons.

  1. Não tenha medo de tentar coisas novas.

Nós só desenvolvemos os dons que já sabemos que temos por que sentimos medo de fazer algo que nunca fizemos antes? Agora é o momento de experimentar algo novo e descobrir dons desconhecidos.

  1. Não se concentre exclusivamente em suas necessidades.

Às vezes, nossas melhores qualidades aparecem quando não estamos concentrados em nós mesmos, mas concentrados em ajudar outras pessoas.

  1. Pense nas pessoas que você admira.

Quem são alguns de seus exemplos? Você pode fazer uma lista de todos os dons que essas pessoas têm e, em vez de se concentrar nos dons que vocês não têm em comum, comemore a descoberta daqueles que vocês compartilham.

  1. Reflita sobre sua família.

Que dons você tem que seus irmãos, parentes ou avós também têm? Vá mais longe! Pesquise a história da família, descubra histórias e identifique outros dons que compartilha com sua família.

Sarita Cesana

Psicóloga CRP 17/0979

Compartilhar

Deixe um comentário