A verdade não é absoluta

A verdade não é absoluta. Ela se atualiza, com o conhecimento, isto é fato! Não nos esqueçamos do que o mais sábio dos sábios um dia falou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Senão vejamos:

A humanidade, enquanto civilização, floresceu e se desenvolveu sob a égide de várias crenças. Uma delas era de que a terra era o centro do Universo e também era plana. Graças a religião e ao Clero essa verdade prevaleceu até a Idade Média, por volta de 1615, quando Galileu Galilei baseado na teoria do Heliocentrismo, mostrou que o Sol era o centro do Universo e que a Terra, um planeta não plano girava em torno desse astro Rei.

A verdade oculta por milênios

A antiga civilização Suméria Já sabia disso há quase 4 mil anos antes de Cristo. Os sumérios já possuíam conhecimento sobre astronomia e deixaram registrado por escrito em suas lendas da Epopeia da Criação, mil anos antes de ser compilado o Velho Testamento. Além disso, eles descreveram algumas características dos 9 planetas do sistema solar e foram os primeiros a dizer a cor de Netuno.

Na verdade, todos os elementos básicos da astronomia moderna são de origem suméria: o conceito de uma esfera celeste, de um horizonte e um zênite, da divisão do círculo em 360 graus, de uma faixa celeste em que orbitam os planetas à volta do Sol, de agrupar as estrelas em constelações dando-lhes os nomes e as imagens pictóricas que chamamos de zodíaco, de aplicar o número doze a esse zodíaco e às divisões do tempo e de organizar um calendário que tem sido a base de outros até hoje.

A verdade não é absoluta. Cenas do cotidiano da civilização Suméria.

Imagine onde já poderíamos estar em termos de desenvolvimento científico e tecnológico se não fosse a Igreja escondendo, proibindo e privando a humanidade de tanto conhecimento e da verdade por milhares de anos. Tudo em nome do poder e da dominação. Uma prova cabal de que a verdade não é absoluta.

A verdade se atualiza

Depois disso essa relativa verdade nos mostrou que o Sol não era o centro do Universo, Há apenas 100 anos a verdade relativa de Galileu Galilei em 1609, cuja percepção do cosmos estava limitada a saber que a Via Láctea não era um conjunto de nuvens, mas sim uma aglomeração de estrelas, veio a cair por terra com a descoberta feita pelo astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble, em 1923. Foi quando o cientista observou as estrelas da Galáxia de Andrômeda pela primeira vez e percebeu que a Via Láctea é apenas uma dentre outras bilhões de galáxias.

A verdade e a relatividade

Portanto, podemos concluir que não existe verdade absoluta. A verdade está sempre se atualizando na medida que o conhecimento humano se amplia. Então podemos dizer que a verdade é relativa, assim como a teoria da relatividade do renomado cientista Albert Einstein?

Iremos continuar discutindo sobre isso nos nossos próximos artigos. Assunto deveras interessante que vale a pena refletir. Deixe a sua opinião lá nos comentários!

Compartilhar

Deixe um comentário