A capacidade de estar só

Fronteira e troca de objetos

Melanie Klein, cuja especialidade é a clínica infantil, traz em seu livro “Inveja e Gratidão” a importância do brincar sozinho, na presença de alguém que cuida. Assim, o indivíduo entende as fronteiras entre o eu e o outro. O que se encaixa perfeitamente com a teoria de D.W. Winnicott, apresentada em seu “O brincar e a realidade”. Segundo ele, a brincadeira e a criatividade são formas de lidar com a separação da figura materna – podendo ser representada pela mãe, pelo pai, tio ou avô. Seria como substituir essa figura por outras figuras, que, na Psicanálise, chamamos de objetos transicionais – um paninho, um ursinho de pelúcia, uma chupeta e assim vai.

O brincar e a criatividade

Quanto mais sozinhos estamos, maior a possibilidade de sermos criativos. é por isso que artistas tendem a ficar muito tempo enclausurados. Dar a oportunidade de uma criança brincar sozinha é aumentar as chances de, enquanto adulto, sobreviver sozinho. De não sofrer tanto com as perdas que a vida reserva para nós. A morte de pessoas amadas, o término de um relacionamento, a demissão de um emprego, a falência de um negócio.

Dar a oportunidade de uma criança brincar sozinha é aumentar as chances de, enquanto adulto, bater asas e voar. De conseguir tomar decisões importantes com mais facilidade e pensando mais em si do que no outro. De ser mais independente.

Da depressão ao abandono

Proporcionar um ambiente criativo é o maior presente que um indivíduo pode ganhar em sua vida. É a ferramenta mais eficiente para não só sobreviver, mas para viver uma vida mais intensa, mais presente. Questioná-lo, jogar o porquê de volta, fazê-lo pensar permite a reflexão sobre o que foi dito ou feito, coloca o indivíduo em uma posição que Klein chama de ‘depressiva’. Mas, não se preocupe, essa é a depressão do bem.

No entanto, atenção! Quando se fala em brincar só, é sempre na presença de alguém responsável, de alguém que tenha tempo para questionar. Alguém que tenha afeto para dedicar. Deixar uma criança completamente sozinha pode se enquadrar em abandono, tanto legalmente quanto pela própria interpretação infantil. 

Compartilhar

Deixe um comentário