Devemos seguir o caminho do perdão

Os benefícios de sua prática são incomensuráveis

Devemos seguir o caminho do perdão, pois é admitir que os seus delitos fazem tanto mal a você mesmo quanto a mim. Também é admitir que a minha dignidade está entrelaçada com a sua dignidade, e que cada mal cometido fere a todos nós.

Antes da compaixão deve vir a vontade de sentir a compaixão. Bem antes da transformação, deve haver a fé de que essa transformação é possível, e a vontade de se transformar e antes do perdão, deve haver a vontade de considerar o perdão como uma alternativa.

O perdão liberta

Sem o perdão, ficaremos ligados àquele que nos feriu. Ficamos presos pelas algemas da mágoa, juntos, encarcerados. Até conseguirmos perdoá-lo, ele terá as chaves da nossa alegria; será o nosso guardião. Quando perdoamos, recuperamos o controle de nosso destino e de nossos sentimentos. Tornamo-nos nossos próprios libertadores.

Não perdoamos pelos outros. Perdoamos por nós mesmos. Em outras palavras, o perdão é a melhor forma de auto interesse. Isso é uma verdade tanto espiritual quanto científica.

Pratique o perdão e seja feliz

No livro “Perdoe para ser Feliz”, o psicólogo Fred Luskin afirma que estudos rigorosos comprovam que a prática do perdão reduz a depressão, aumenta a esperança, diminui a irritação, aprimora o vínculo espiritual e eleva a autoestima emocional. Além disso, pesquisas mostram que pessoas com maior habilidade para perdoar enfrentam menos desafios tanto físicos quanto mentais, apresentando também menos sinais físicos do estresse.

O perdão te liberta do jugo do seu algoz

Nesse modelo, o perdão liberta a pessoa que infligiu o mal do peso do capricho da vítima – o que a vítima pode  exigir para conceder o perdão e da sua ameaça de vingança. Mas ele também liberta aquele que perdoa. Aquele que oferece o perdão como uma graça é imediatamente desatrelado do jugo que o prende  à pessoa que causou o mal. Quando você perdoa, torna-se livre para levar sua vida em frente, para amadurecer, para deixar de ser uma vítima, bem como livra-se do jugo e o seu futuro é desatrelado do seu passado.

Os benefícios que a prática do perdão pode proporcionar estão apenas no começo. Perdoar também é uma maneira de se desvencilhar de qualquer angústia ou aflição que tenha experimentado, além de recuperar o controle da vida. Por tudo isso devemos seguir o caminho do perdão.

Compartilhar

Deixe um comentário