Obesidade

Ela pode desenvolver doenças crônicas como hipertensão e diabetes

A obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo, resultando em um índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30 kg/m². Essa condição afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A obesidade acarreta doenças crônicas.

Doenças associadas a obesidade

Além de sobrecarregar o corpo (imagine coração, articulações, fígado, tendo que lidar com 20, 30kg a mais de células e liquido intercelular), a obesidade é inflamatória (por isso obesos morreram tanto com a “tempestade inflamatória” da COVID) e está associada a diversos outros problemas de saúde, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, apneia do sono, hipertensão arterial, entre outros.

Estão mentindo para os Obesos dizendo que peso é só um número. Se seu IMC está classificado como obesidade e você não é um atleta que tem IMC alto devido à elevada massa muscular, você tem a doença obesidade. Isso não é uma opinião, muito menos preconceito.

Assim como se sua pressão for maior que 14x9mmHg você tem a doença hipertensão ou se sua glicemia for 126 você tem diabetes.

Mesmo que todos os outros parâmetros de saúde estejam normais essas três doenças são caracterizadas por esses números. Não precisa haver complicações ou outras alterações. Obviamente um hipertenso pode conviver muito bem com sua hipertensão e ser bastante saudável em outros aspectos, um obeso também pode estar bem agora, mas não deixa de ter uma doença que merece tratamento.

Fatores que podem acarretar a obesidade

A obesidade é causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e comportamentais, incluindo hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, estresse, uso de certos medicamentos, entre outros. Na prevenção da obesidade precisamos de mudanças no estilo de vida, como a adoção de uma dieta saudável e a prática regular de atividade física. Mas o tratamento da obesidade já instalada normalmente precisará de medicamentos e algumas vezes cirurgia.

Procure ajuda!
Você pode não ter nenhuma complicação agora, mas no longo prazo, o excesso de peso cobra preço alto do seu corpo e como já foi dito, não custa lembrar que a obesidade acarreta doenças crônicas.

Compartilhar

Deixe um comentário