Como ter melhores hábitos?

São os hábitos que dizem quem somos!

Todos nós temos hábitos que gostaríamos de ter. Dormir mais cedo, comer melhor, fazer exercícios, ler mais, meditar….Como implementar um novo hábito, capaz de nos tornar uma pessoa melhor e mais saudável e principalmente, como ter melhores hábitos?

Você pode começar um hábito por causa da motivação, mas a única razão que o fará cultivá-lo é ele se tornar parte de sua identidade.

O caminho para a sua melhor versão

Tornar-se a melhor versão de si mesmo exige que você reveja continuamente suas crenças e atualize e expanda sua consciência, assim como sua identidade.

Em vez de dizer vou ler mais, identifique-se como um leitor voraz. Quer iniciar a corrida? Pense em si mesmo como um corredor nato. Quer ser mais magro? Identifique-se como uma pessoa mais ‘fitness’.

Pergunte a si mesmo: “Quem é o tipo de pessoa que conseguiria obter o resultado que desejo?” Por exemplo, quem é o tipo de pessoa capaz de perder 20kg?

Quais hábitos ela teria? Faça o que ela faria. Quando seu comportamento e sua identidade estão totalmente alinhados, você não está mais buscando uma mudança de comportamento. Está simplesmente agindo como o tipo de pessoa que já acredita ser.

O poder da repetição e da mentalização

Quanto mais você repete um comportamento, mais reforça a identidade associada a ele. Na verdade, a palavra identidade é originalmente derivada das palavras latinas essentitas, que significa ser, e identidem, que significa repetidamente. Sua identidade é literalmente seu “ser que se repete”.

Se suas crenças o limitam, mude-as! Se pensar que é preguiçoso, nunca será um atleta, se pensar que não é uma pessoa diurna, nunca acordará cedo, pois você o pensa e repete que é.

Você é o que você faz, não o que você diz. Mas você faz o que acredita ser condizente com o que é. As crenças inadequadas o podem levar para um caminho sombrio. Muitas vezes o que falta para se tornar uma pessoa melhor são crenças adequadas.

Na #medicinadoestilodevida usamos técnicas de entrevista motivacional e terapia cognitivo comportamental para ajudar os pacientes a ajustar suas crenças.

Compartilhar

Deixe um comentário