A vida gira em torno de sexo

Qual a verdadeira importância do sexo para a humanidade?

Se houvesse uma maneira de colocar um ser humano pelo avesso em termos do seu inconsciente seria muito fácil deduzir que tudo na vida, de uma forma geral, gira em torno de sexo. A psicanálise que o diga. De Sigmund Freud, Wilhelm Reich, passando por Melanie Klein e Heinz Kohut, até Jacques Lacan e Wilfred Bion, todos, sem exceção, concordam que a formação do caráter passa pelas experiências libidinosas ou atreladas a Libido em suas fases oral, anal e genital.

Qualquer pessoa, por menos instruída que seja, sabe que o desejo sexual e a libido têm um poder impressionante sobre o comportamento do indivíduo homem/mulher. Desde que o mundo é mundo histórias incríveis aconteceram por causa do poder do sexo, como por exemplo: as histórias de Marco Antônio e Cleópatra, Napoleão e Josefina, bem como tantas outras que, em muitos casos mudaram o destino e o rumo de várias civilizações.

Os fundamentos do sexo e da sexualidade

Bem, quem não conhece essas histórias e sabe de suas consequências em virtude do sexo e da paixão? Entretanto, a maioria das pessoas acha que são casos raros e/ou isolados, que acontecem muito esporadicamente e por isso se tornam públicos e notórios. Que na vida tem coisas mais importantes do que sexo para se fazer e tem gente que até acha que pode viver sem ele. Só quando se começa a ler sobre psicanálise é que realmente percebemos que o buraco é mais embaixo, ou seja, o sexo e a sexualidade são fundamentais para uma vida saudável e equilibrada.

As pessoas que não são bem resolvidas com a sua sexualidade e o sexo, em sua maioria, transformam a sua vida num calvário. E isso é tão ou mais importante do que, família e trabalho. Senão vejamos: quantas pessoas, na atualidade se suicidaram ou estão a caminho do suicídio porque não conseguiram se definir sexualmente? Ou ainda, porque elas mesmas não conseguem se aceitar da forma que são. Outras passam uma vida inteira no armário e não conseguem se realizar nem profissionalmente e nem amorosamente!

A psicanálise explica as neuroses humanas

Como já disse, quando começamos a nos aprofundar pela literatura da psicanálise é que tomamos conhecimento das mais bizarras e surreais experiências sexuais relatadas pelos psicanalistas em seus livros e assim começamos a entender porque a vida gira em torno de sexo, os diversos tipos de neuroses humanas e o porquê delas acontecerem. E se você já achava difícil educar um ser humano depois disso então pode multiplicar por várias vezes esse grau de dificuldade.

Portanto, temos que ser humildes sempre, nunca julgar ninguém pela aparência ou, de preferência nunca julgar ninguém e nenhuma ocasião e sermos compreensivos com os comportamentos alheios, por mais estranhos que possam parecer.

Compartilhar

Deixe um comentário