Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil
Na semana passada a nossa DICA DE LIVRO foi o primeiro volume da trilogia Escravidão. Então, aproveitando o embalo estamos indicando nesta quarta-feira Escravidão volume II, pois sabemos que a leitura dos livros do autor Laurentino Gomes é rápida, fluida e empolgante. O leitor ao concluir o primeiro volume com certeza vai querer partir para o segundo. Foi o que ocorreu comigo. Por isso, convido você a mergulhar fundo nas raízes, nas origens e na rica história do nosso país.
Sobre o autor
Laurentino Gomes nasceu no ano de 1956, na cidade de Maringá, no Paraná. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal do Paraná e fez pós-graduação na área de Administração, na Universidade de São Paulo (USP).
Então, especializou-se em vários cursos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra e em Vanderbilt, nos Estados Unidos.
Há trinta anos atuando como jornalista, trabalhou como repórter e editor para diversos veículos de comunicação do Brasil, entre eles o jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja. Todavia, atualmente dirige uma unidade da Editora Abril responsável pela publicação de 23 revistas segmentadas.
Contudo, ainda na revista Veja, Laurentino preparou um especial sobre a chegada da corte de D. João VI no Brasil. O projeto foi cancelado, mas ele ampliou a proposta e lançou, em 2007, o livro 1808. Então, o público brasileiro reagiu positivamente à proposta e Laurentino teve de pedir demissão da Veja.
O sucesso de 1808, obra sobre a fuga da corte de D. João VI para o Rio de Janeiro, foi imenso e teve continuidade em 1822, livro sobre a independência do Brasil. Posteriormente também no terceiro volume da série, 1889, obra sobre a proclamação da República. A trilogia rendeu seis prêmios Jabuti, o mais importante da indústria editorial brasileira, ao autor e vendeu, ao todo, cerca de 2,5 milhões de exemplares.

A trilogia Escravidão
O primeiro livro da trilogia “Escravidão – volume 1: Do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares”, foi lançado em 2019.
O segundo livro “Escravidão – volume 2: Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Dom João VI ao Brasil”, foi lançado em 2021.
Em 2022 foi lançado “Escravidão – volume 3: Independência do Brasil à Lei Áurea”.
Sobre a obra
A história nos conta que, entre os anos 1700 e 1800, aproximadamente dois milhões de homens e mulheres foram retirados de suas raízes africanas, forçados a embarcar nos porões dos navios negreiros e transportados para o Brasil. Entretanto, muitos desses indivíduos seriam leiloados publicamente antes de serem levados para as senzalas, onde, sob a ameaça constante do chicote, trabalhariam até o fim de suas vidas. Então, no final do século XVIII, a América Portuguesa possuía a maior concentração de pessoas de origem africana em todo o continente americano.
No segundo volume de “Escravidão – Da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de dom João ao Brasil”, Laurentino Gomes foca no século XVIII. Esse período marcou o auge do tráfico de escravos no Atlântico, impulsionado pela descoberta de minas de ouro e diamantes no país. Também foi responsável pela disseminação, em outras regiões da América, do cultivo de cana-de-açúcar, arroz, tabaco, algodão e outras plantações que dependiam do uso intensivo de mão de obra escrava.
Portanto, nenhum outro tema é tão crucial e definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Compreender essa história ajuda a explicar quem fomos no passado, quem somos hoje e quem seremos no futuro. Em um texto impactante, enriquecido por imagens e gráficos, Laurentino Gomes apresenta o segundo volume de sua obra. Ela é o resultado de seis anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e três continentes.
Wagner Braga