A Ambidestria Organizacional

Sobre os novos termos, novos tempos, nas novas organizações…

Entre as muitas denominações que vêm aparecendo no universo organizacional, hoje eu quero refletir sobre a AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL. Como vocês devem saber, ser ambidestro é saber utilizar as duas mãos para tarefas diárias. Meu falecido pai era canhoto, mas foi obrigado a aprender a escrever com a mão direita – portanto era ambidestro.

O líder ambidestro

A ambidestria organizacional, ou o líder ambidestro, é uma estratégia para resolver um dos principais desafios atuais: encontrar o equilíbrio entre a eficiência operacional e a busca por inovações. Fazendo uma analogia conhecida – é quase como trocar o pneu, com o carro andando!

Em tempos VICA, VUCA, BANI, MUVUCA, FOMO, FORTO…falo sobre isso em breve. Ser ambidestro, dentro desta perspectiva, é a capacidade de olhar para o futuro, sem descuidar do presente, antecipando tendências e explorando oportunidades, buscando e retendo talentos.
O desafio que se apresenta, para a liderança ambidestra, é o equilíbrio entre dois comportamentos tidos como pré-requisitos básicos para Líderes:

• A desorganização, ou flexibilidade, que justifica o caos, e gera novas ideias e inovação.
• A organização e disciplina, que implica rotinas e procedimentos rígidos e repetitivos, mensuráveis e controlados.

Segurança psicológica

Para que essa seja uma possibilidade concreta, impossível não falar em Segurança Psicológica (outro termo relativamente novo). Ela poderá reduzir o medo interpessoal, aumentando o nível de abertura para o novo, a confiança entre os pares, assim como no nível hierárquico, proporcionando a vantagem competitiva, tão urgente e buscada por gestores e instituições.

Portanto, estejamos preparados para as mudanças, abertos ao novo, que será diferente amanhã, acreditando que somos nossa melhor versão, buscando fazer o bem e praticar o amor. A ambiestria organizacional não é só um novo termo a ser usado nas novas organizações, mas uma nova cultura que, junto com o novo conceito de segurança psicológica gerará os novos líderes do futuro.

Sarita Cesana
Psicóloga CRP 17/0979
@saritacesana_

Compartilhar

Deixe um comentário