Valores x Confiança

Na nossa coluna PSICOLOGIA desta terça-feira a psicóloga Sarita Cesana faz uma minipalestra sobre valores versus confiança. Os valores, em conjunto com nossas crenças, são os fatores causais que orientam nossa tomada de decisões. Podemos afirmar que os nossos valores não são imutáveis?; E a confiança também não? Assista ao vídeo e leia o texto a seguir, reflita e tire suas conclusões!

Nossos valores não são imutáveis

Contextualizando: *As crenças são suposições ou convicções julgadas verdadeiras a respeito de pessoas, conceitos ou fatos.*Os valores, são um método simplificado de descrever o que é importante para nós. São uma forma rápida de descrever nossas motivações individuais. Em conjunto com nossas crenças, são os fatores causais que orientam nossa tomada de decisões.

Nossos valores não são imutáveis, eles podem variar dependendo do momento, da maturidade ou contexto. Ex:  amizade pode ser um valor alto para os jovens, que precisam se relacionar em grupo, trabalhar aceitação e inclusão. À medida que envelhecemos, esse valor pode diminuir, dando lugar de prioridade para outros, como saúde e qualidade de vida.   

O valor da Confiança

Para mim, a confiança sempre foi um valor importante, independente da época, idade ou lugar. Ao longo do passar dos anos, com essa realidade que fomos nos “acostumando” a viver, o lema que eu trazia, da fala do meu pai, foi sendo distorcido: melhor desconfiar, até prova em contrário!!!

Confiança não é algo que nascemos com ela ou a trazemos no nosso DNA. Não está escrito em nossa testa: “sou confiável”. Confiança é um valor que se adquire, que se conquista e nunca é da noite para o dia ou de uma hora para outra. Leva tempo, trabalho e atitude. Por isso

Desta forma, chamo a atenção para refletirmos sobre nossas relações interpessoais, em casa ou no ambiente profissional: cada vez mais será necessário restabelecer vínculos com base na confiança, para a elevação da consciência e o alcance de resultados.

Compartilhar

Deixe um comentário