Você se acha uma pessoa consciente?
Ser consciente é bem diferente de estar consciente. Estar consciente qualquer indivíduo está a partir do momento que não está dormindo ou está desperto ou ainda em estado de consciência. Entretanto um boxeador que acabou de levar um knock down, ou seja, um soco forte que o derrubou, mas não foi um knock out, aquele soco que deixa o lutador inconsciente. Ele levanta novamente, mas meio grogue, entende? Nesse momento será ele tem a consciência de ser quem é?
A maioria das pessoas realmente estão convencidas de que tem a consciência de ser quem é, mas, na verdade, poucas realmente sabem quem são.
Comecei esse artigo com um questionamento bem forte justamente para fazer você refletir sobre um assunto que deveria ser o mais importante na vida de qualquer ser humano. Entretanto, a maioria das pessoas não dá a devida importância e passa a vida empurrando algo tão relevante com a barriga, por puro medo de se autoconhecer. O autoconhecimento é o único caminho para a evolução da humanidade.
Evolução espiritual
Quando falo em evolução não estou tratando da evolução cognitiva ou tecnológica, mas da evolução espiritual. E só evoluímos espiritualmente através da expansão da consciência. Uma expansão que vem de dentro pra fora. É necessário se conhecer inicialmente por dentro. Saber quem realmente você é, para só então conhecer o outro, pois se você não sabe quem você é como você acha que vai poder saber quem é o seu próximo?
Muitas pessoas evitam o caminho do autoconhecimento, por receio do que vão encontrar no seu inconsciente. Acham que o que ficou para trás não importa mais e não irá interferir em nada na sua caminhada e no seu futuro. Também não precisam saber nada além do que já sabem para que esse futuro seja promissor.
Intuição
Ledo engano. O autoconhecimento pode nos ajudar a desenvolver a percepção sensorial da Intuição que nos ajudará a enxergar tudo aquilo que não conseguimos com os cinco sentidos e nos dará condições de conhecer mais e melhor o outro, evitando dessa forma que julguemos precipitadamente e erroneamente as pessoas. Isso por si só já é capaz de evitar muitos erros, enganos e até tragédias.
A consciência é forjada dia a dia, erro após erro, tropeço após tropeço. Caindo, se erguendo, caminhando e aprendendo com cada erro ou tropeço e enfim não cometendo mais os mesmos erros. Mas isso acontece se você encarar o autoconhecimento de frente.
Então, você se acha uma pessoa realmente consciente?