O ISO 20022

Uma linguagem padrão para dados de pagamentos

Nesta nossa caminhada pela máxima “as novas tecnologias estão chegando” não podemos deixar de falar sobre o ISO 20022.

O comitê técnico da ISO, responsável pelas áreas de serviços bancários e financeiros, desenvolveu uma linguagem padrão para dados de pagamentos: o ISO 20022.

Então esse padrão surge como uma resposta ao cenário atual, onde novas práticas comerciais são frequentemente baseadas na digitalização e na computação em nuvem.

Dessa forma, o ISO 20.022 visa atender às necessidades de troca de informações no mercado brasileiro.

Mas o que é exatamente o ISO 20.022? O que ele muda na prática? Quais são os benefícios e oportunidades oferecidos por essa migração? E de que maneira as instituições financeiras podem se beneficiar desse processo? Nos tópicos a seguir, vamos abordar essas questões!

O ISO 20022, uma linguagem padrão para dados de pagamentos.

Entenda o que é a ISO 20.022

O ISO 20.022 é um padrão internacional de comunicação elaborado pelo Comitê Técnico ISO/TC68 para o desenvolvimento de mensagens para a indústria financeira. Contudo, sua metodologia tem como objetivo o desenvolvimento de padrões de comunicação eficientes e transparentes entre diferentes mercados e sistemas, evitando ambiguidades e interpretações equivocadas, para assim promover o entendimento dos mais distintos mercados, processos e operações no cenário global.

As mensagens padrão ISO 20.022 devem atender aos processos de negócios dos mercados financeiros e de capitais internacionais e não a requisitos específicos de sistemas ou infraestruturas proprietárias. Essa premissa visa garantir que o padrão de comunicação atenda a todos os mercados, independentemente de suas particularidades, e que o mesmo possa ser utilizado por qualquer infraestrutura, rede de comunicação ou sistema de registro, compensação e/ou liquidação de operações financeiras.

Para cumprir este objetivo, a metodologia de desenvolvimento de mensagens no padrão ISO 20.022 exige o registro de documentação detalhada e padronizada. As áreas, processos, etapas, regras de negócio, participantes e papéis desempenhados nos fluxos de troca de informações precisam estar devidamente documentados. Esta documentação, além de garantir que o desenvolvimento das mensagens seja feito por
meio da abordagem de modelos de negócios, também garante a participação e representatividade de diferentes mercados durante o desenvolvimento das mensagens padrão ISO 20.022.

O Banco Central (BACEN), elaborou o documento Estudo de utilização do Padrão ISO 20022 para Transferência de Fundos no âmbito do SPB, em 2017, que explica os principais domínios do protocolo. Os padrões de mensagens ISO 20.022 são:

  • Pagamentos;
  • Mercado de capitais;
  • Serviços para Comércio Internacional;
  • Cartões;
  • Câmbio.

Contexto atual da ISO 20.022

Conforme informações da Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (SWIFT), mais de 70 países já utilizam o padrão ISO 20.022.

Todos os bancos que operam com o sistema SWIFT — uma rede que permite o envio e recebimento de pagamentos por transferência eletrônica — precisaram implementar o ISO 20022 para transferências recebidas até novembro de 2022.

Para as transferências enviadas, o prazo é até 2025. Por isso, espera-se que, até esse ano, todas as plataformas de pagamento em tempo real adotem o padrão ISO 20022.

Vantagens da adoção da ISO 20022

A implementação do padrão ISO 20022 oferece diversos benefícios ao mercado financeiro. Entre os principais, podemos mencionar:

Maior automação dos processos; Redução de fraudes; Realização de análises mais detalhadas e precisas.

ISO 20022 e as criptomoedas

Podemos destacar as criptomoedas, como uma das oportunidades para além do mercado de pagamentos e de investimentos mais tradicionais acerca do ISO 20022.

Os novos modelos de negócios precisam se adaptar aos avanços tecnológicos, e, naturalmente, o setor deve buscar a compatibilidade com o ISO 20022 por meio da adoção do padrão SWIFT.

Ripple, empresa responsável pelo token XRP anunciou que passou a ser  membro do corpo da ISO 20022 Standards Body é um exemplo prático disso. Ela é a primeira empresa focada na tecnologia de criptoativos a fazer parte da organização, mas não deve ser o único exemplo em relação à ISO 20022 e criptomoedas. Outras instituições também devem seguir esse caminho.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar o potencial do ISO 20022 para o futuro, sobretudo as tendências e evoluções esperadas, sua expansão para outras indústrias, bem como do setor bancário e o potencial de transformação da infraestrutura financeira global. Não podemos esquecer da adoção e acompanhamento das atualizações do padrão para que as instituições financeiras estejam sempre atualizadas e possam se beneficiar completamente das benesses proporcionadas pelo ISO 20022.

Dito isto, pode-se concluir que o ISO 20022 desempenha um papel fundamental em todo o Sistema Financeiro Global, impulsionando a padronização, interoperabilidade e inovação. A adoção e a implementação corretas podem resultar em uma comunicação mais eficiente, uma experiência aprimorada para o cliente e uma integração mais forte entre instituições financeiras e demais partes envolvidas.

Wagner Braga

Compartilhar

Deixe um comentário