O baixo nível de vitamina D é capaz de influenciar na saúde?
Essencial para diferentes processos, como a saúde óssea, a vitamina D é um nutriente lipossolúvel capaz de interferir em diferentes processos fisiológicos. Sabe-se que a sua principal fonte é a partir da exposição solar, porém há uma grande parcela de pessoas com deficiência dessa vitamina ao redor do mundo. Por isso vamos entender como atua a vitamina D no organismo humano.
Deficiência de vitamina D e o organismo humano
Estima-se que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo tenha níveis insuficientes de vitamina D, especialmente em países com menos exposição solare dietas pobres em alimentos que contêm vitamina D. A deficiência de vitamina D pode ter um impacto significativo no organismo e está associada a uma variedade de condições médicas, como:
Impacto na saúde óssea
Para uma saúde óssea boa é muito importante manter os níveis de cálcio e fósforo adequados no organismo, e, nesse sentido, a vitamina D se faz essencial. Estudos apontam que a sua deficiência leva a uma diminuição da absorção de cálcio e fósforo, resultando em ossos fracos e sujeitos a fraturas
Além disso, para o público idoso, a sua suplementação é capaz de otimizar a densidade óssea e reduzir o risco de fraturas causadas pela osteoporose em pacientes diagnosticados com ela.
Impacto no sistema imunológico
A vitamina D desempenha um papel importante na regulação do sistema imunológico, ajudando a prevenir a inflamação crônica e a manter a função imunológica adequada. Sendo assim, a sua deficiência tem sido associada ao aumento de infecções respiratórias, como gripes, resfriados e até mesmo doenças autoimunes.
Piora dos sintomas psicológicos
Durante a pandemia causada pela Covid-19, houve um aumento no diagnóstico de quadros de depressão e ansiedade. De acordo com um estudo a deficiência de vitamina D é capaz de aumentar a incidência de depressão em pacientes saudáveis.
Por isso , é necessário fazer avaliação periódica das vitaminas e minerais por exames , para saber se está na faixa da normalidade prevenindo doenças decorrentes do déficit desses nutrientes.