Família de Origem

Diferença entre Família de Origem e Família nuclear

Vamos fazer uma reflexão despretensiosa sobre família de origem para entender o que é e qual a importância dessa família na trajetória de vida de cada um de nós. Mas antes precisamos entender dois conceitos: família de origem e família nuclear.

Conceitos

Família de origem é a família da qual você veio, ex: avô, avô, pai, mãe, irmãos. Família nuclear é a família que você originou, ex: você, um cônjuge, seus filhos.

Segundo as teorias psicológicas, principalmente as de base sistêmica, para termos relações saudáveis a família de origem deve ser respeitada e honrada mas nós devemos olhar sempre para a frente.

A maioria dos conflitos, segundo eu mesma, nos meus estudos e experiências próprias, se dá pela falta de maturidade nossa de enxergarmos isso e de acharmos que temos o poder e a responsabilidade de “aparar” todas as arestas soltas pelas relações na nossa família de origem.

Quem paga a conta?

Todos nós somos livres para seguirmos as nossas escolhas, os nossos pais simbólicos, adotivos ou biológicos, fizeram as próprias escolhas e nós não devemos cobrar essa conta. Nem pagar também.

Respeitar, honrar e sermos gratos por todas as lições adquiridas com a nossa família original são atitudes importantes para o equilíbrio da nossa saúde mental. Da mesma forma que cuidar, orientar e liberar a nossa família nuclear também o é.

Assumir escolhas e caminhar livre

Portanto, para cuidarmos da nossa saúde mental e qualidade dos nossos relacionamentos é necessário assumirmos as nossas escolhas e andarmos para a frente.

Sou grata, honro e liberto a minha família de qualquer responsabilidade na condução da minha vida. Agindo dessa forma não aprisiono ninguém, nem me aprisiono. Todos são livres para seguir em frente, fazer suas escolhas e usufruir delas com leveza.

Que assim seja! 🥰

Compartilhar

Deixe um comentário