A vida é para frente!

Os desafios de assumir as próprias escolhas e seguir na vida.

Assumir as próprias escolhas não é uma atitude muito fácil para a maioria de nós por causas diversas mas, citarei, ao meu ver, duas principais: medo do julgamento e fragilidade no nosso ego. Mas por quê será que isso acontece? Te convido a pensar junto comigo e talvez reconhecer os benefícios psicológicos em nosso comportamento quando assumimos verdadeiramente que a vida é para frente!

Medo do julgamento:

Mostrar as nossas fragilidades sempre foi algo muito delicado em nosso comportamento porque, de certa forma, nos deixa vulneráveis as críticas. No mundo competitivo no qual estamos inseridos, principalmente com a atuação das redes sociais em nossas vidas, a vulnerabilidade passa ser interpretada como fraqueza. Porém na verdade ela pode representar um importante sinal da nossa capacidade de resiliência e superação.

Existe um conceito muito interessante na psicologia trazido pelo psicólogo Lev Vigotsky chamado de Desenvolvimento Proximal (ZP), “define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão, presentemente, em estado embrionário.” (wikpédia). Este conceito é muito utilizado na área do desenvolvimento infantil, mas pode ser adaptado para a nossa compreensão do medo do julgamento e da capacidade que podemos desenvolver em superá-lo. Ou seja, se considerarmos as nossas falhas como algo que nos sinaliza um ponto de melhoria e que precisará ser trabalhado por nós. Certamente o impacto do julgamento será transformado pelo impulso para a melhoria necessária ao nosso amadurecimento.

Fragilidade no nosso Ego

O conceito de Ego é bastante utilizado na psicologia analítica, a palavra vêm do alemão e significa “eu”. Seria parte da nossa estrutura psíquica e desenvolve-se na medida em que vamos tomando consciência da nossa própria identidade. É um importante constituinte da nossa psiquê e nos acompanha por toda a nossa existência.

Uma vez que vamos desenvolvendo a nossa personalidade o Ego vai tomando lugar em nosso comportamento, muitas vezes ditando as nossas atitudes. Uma delas pode ser a de defensiva, quando temos dificuldades em reconhecer os nossos erros terceirizando as nossas culpas porque o nosso Ego não consegue admitir qualquer tipo de frustração.

Como assumir as nossas escolhas e seguir em frente?

Essa pode ser considerada a “pergunta de milhões”!! Isso porque ao meu ver, não existe uma resposta e sim um caminho que passa pelo autoconhecimento: reconhecer as razões para o medo do julgamento e o nível de importância que o seu Ego ocupa em seu comportamento.

Por meio desta reflexão certamente as chances de melhorarmos a qualidade dos nossos relacionamentos aumenta consideravelmente e a maturidade, certamente, poderá ser uma fase muito apropriada para esse reconhecimento devido as nossas experiências de vida.

Desejo fortemente que esse texto possa te ajudar a transformar as desculpas em responsabilidades e seguir em frente! Porque simplesmente a vida é para frente!

Paz e bem!

Compartilhar

Deixe um comentário