Responsabilidade: você sabe o que é?

Sua realidade é 100% responsabilidade sua.

Responsabilidade é algo que, normalmente, nunca paramos para refletir. Pelo fato de já sabermos o que significa, pois desde pequenos aprendemos a ter responsabilidade. É o que nossos pais nos ensinam. Somos educados a estudar, trabalhar, constituir família, ter filhos e tudo isso representado pela tal responsabilidade. Então se torna coisa natural na nossa vida, mas mesmo assim muitos não aguentam o peso da tal responsabilidade e em ato extremo cometem o tal suicídio, sem ter a consciência de que sua realidade é 100% responsabilidade sua.

Suicídio e responsabilidade, qual a relação?

E quando alguém chega as vias de fato num ato tão cruel como o suicídio é porque nunca parou para refletir sobre a tal responsabilidade. Esse o grande vazio, ou por assim dizer, hiato na nossa educação e talvez grande equívoco, pois há um elemento importantíssimo que, geralmente, não é levado em consideração na nossa educação: a certeza de que você é 100% responsável pela sua realidade.

Se nossos pais nos ensinassem, desde cedo, essa “dura realidade” talvez as estatísticas com relação ao suicídio fossem bem diferentes. Anualmente, mais de 700 mil pessoas cometem suicídio, segundo OMS (de acordo com o site www.gov.br, Atualizado em 03/11/2022 15h23).

Mas o que nos ensinam é que Deus proverá todos os nossos anseios, sonhos e desejos, desde que tenhamos fé nesse Deus e cumpramos com todos os dogmas da Igreja, seja ela qual for. É comum escutarmos nas famílias religiosas o seguinte diálogo:

– O filho encontra o pai e diz: sua benção meu pai!

– O pai responde: Deus te abençoe meu filho!

Ou por exemplo,

– O filho diz: Pia, eu vou passar no concurso que vou fazer!

– O pai responde: Deus te ouça!

Então o filho sai todo satisfeito achando que Deus vai resolver todos os seus problemas. Numa crença baseada nos escritos bíblicos que conta a história de Moisés e os Judeus no deserto, em que por 40 anos, todos os dias, Deus fazia chover o maná para alimentar o seu povo. Da mesma forma quando não tinha água Moisés, imbuído dos poderes de Deus, tirava água das pedras com um toque do seu cajado.

De quem é o seu destino?

Dessa forma a cultura que se passou de pai para filho ao longo dessa jornada milenar foi que, se tivermos fé num único Deus, ele se responsabilizará pelo seu destino. Precisamos ter a consciência que o nosso destino já foi traçado pela nossa alma, lá atrás, antes da nossa concepção. E que, por causa disso você a sua realidade é100% responsabilidade sua.

Isso não é cruel. Pelo contrário, ter essa consciência vai te poupar muita dor e sofrimento, ou seja, vai fazer você pegar o atalho em busca da sua melhor versão e da vida plena.

Pense nisso!

Compartilhar

Deixe um comentário