Neste primeiro artigo da Dra. Patrícia Freire você vai conhecer a nova coluna do Blog do Saber: a medicina do estilo de vida.
Vai saber que ela é focada na doença e não no paciente e que não é uma especialidade médica. A Medicina do Estilo de Vida é um movimento na área de saúde.
Dra. Patrícia Freire e a Medicina do Estilo de Vida
A Medicina se especializou muito, tornou-se focada em doenças e não pacientes.
Além disso, o adoecimento mudou.
Hoje as pessoas sofrem muito mais de doenças causadas por seus próprios hábitos (diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e algumas psiquiátricas), que por infecções (tuberculose, gripe, septicemia), como era no passado.
A Medicina do Estilo de Vida (MEV) surgiu em resposta a isso: é uma prática da Medicina baseada em evidências para ajudar indivíduos e famílias a adotarem e manterem comportamentos eficazes para promoção e manutenção da saúde, visando sua melhor e mais produtiva versão possível.
É multidisciplinar por natureza, tendo surgido em Harvard e se espalhado pelo mundo através do American College of Lifestyle Medicine (ACLM) e seus afiliados, como o Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
A MEV não é uma especialidade médica, é um movimento na área de saúde.
Médicos, dentistas, psicólogos, educadores físicos, coach em saúde (bem comum nos EUA) usam técnicas de entrevista motivacional, terapia cognitivo comportamental e metas SMART no tratamento e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade e diabetes.
A medicina do estilo de vida se fundamenta em:
- Profissional de saúde que faz o que prega- médicos que não tem hábitos de vida saudáveis não conseguem guiar adequadamente o pacientes. Se ele próprio não valoriza e não consegue cuidar de si.
- Mudança de vida sendo um projeto junto com o paciente e não somente uma prescrição para o paciente – o paciente não sai com uma receita médica, mas com um projeto de vida saudável feito em conjunto.
- Medicina culinária, que é a junção da arte da culinária e a ciência da nutrição- quem faz (ou pelo menos sabe fazer) o próprio alimento come muito melhor.
A MEV utiliza técnicas motivacionais para abordar sistematicamente seis pilares fundamentais da saúde, que são: a nutrição, atividade física, sono, estresse, relacionamentos e evitar ingestão de produtos tóxicos.
Vamos falar mais nos próximos textos…