Rumo a Filosofia de Vida

O que seria a tão falada Filosofia de Vida?

É muito comum as pessoas falarem o termo Filosofia de Vida quando querem justificar, rotular ou até mesmo compreender a forma que cada um escolheu para viver.

Normalmente as pessoas dizem assim: admiro a filosofia de vida de fulano.

Ele é tão zen e trata as coisas com tanta leveza! Não consigo me livrar do estresse e não me contaminar com os meus problemas e os dos outros.

Bem cada indivíduo nasce em um meio social onde já se predeterminou uma forma de viver comum ou uma filosofia de vida, que está intrinsecamente ligada ao estilo de vida desse meio social.

Então é normal que ao chegar ao mundo e, nesse ambiente o ser humano se adapte àquele estilo de vida.

Porém cada um, ao longo de sua experiência de vida desenvolve a sua personalidade e o seu caráter de acordo com o seu perfil e a expansão da consciência.

Essas características individuais pode se alinhar ou não com o modo de viver do ambiente de origem.

É por isso que muitas pessoas resolvem muito cedo se mudar da casa dos pais para morar só ou até mesmo se mudam para outra cidade, ou mesmo para outro país, por não se adaptar àquele life style inicial.

Existem vários tipos de filosofia de vida, tais como: minimalismo, consumo consciente, mínimo de desperdício, frugalidade, nomadismo digital, liberdade geográfica, Ikigai e outros.

Nesse ponto vou comentar apenas dois que são filosofias de vida bem diferentes: frugalidade e Ikigai.

Os indivíduos frugais compreendem que devem ser eficientes em tudo o que fazem.

 Desta forma, eles utilizam o tempo e o dinheiro invariavelmente bastante conscientes de suas prioridades. 

Por exemplo, se precisam aproveitar uma hora do seu dia para dormir melhor, não desperdiçam esse momento com outra coisa que não seja tão importante quanto dormir naquele instante.

O Ikigai é uma filosofia de vida japonesa que nos últimos anos tem conquistado milhares de adeptos em todo o planeta.

 A sua essência remete o indivíduo a buscar uma vida com propósito.

 Para tanto, se faz necessário enxergar um ponto de intersecção entre aquilo que você é bom, aquilo que você ama, o que alguém te pagaria para fazer e do que o mundo precisa.

Portanto, se você ainda não descobriu qual é a sua Filosofia de Vida ou se a que você está vivendo não é o que você gostaria de viver ou ainda não está intrinsecamente ligado ao estilo de vida que você experiencia, comece buscando um propósito de vida que poderá ser um bom atalho.

Compartilhar

Deixe um comentário