Quatro Zebras

Brasil (1950), Hungria (1954), Holanda (1974) e Brasil (1982)

Copa do mundo não é um campeonato e sim um torneio. Futebol se fosse uma ciência não seria exata como uma matemática, com certeza. Contudo, no campeonato por pontos corridos você tem as chances de uma recuperação no torneio basta perder para dar adeus. Foram assim o Brasil de Thomaz Soares da Silva meu saudoso amigo comparado a Pelé, o gigante Zizinho em 1950 eterno mestre Ziza, a Hungria de Ferenc Puskás em 1954, o carrossel holandês de Johan Cruyff em 1974 ambos geniais e o Brasil dos também geniais Leandro e Júnior e do Rei Artur Coimbra nosso Zico, todos três meus amigos. As quatro zebras mais improváveis de acontecer que se possa imaginar!

O caso da Holanda

A Holanda de 1974 meus amigos Jairzinho, Marinho Chagas, Carpegiane e o velho Lobo Zagalo me disseram:
“Montenegro eles pareciam jogar 33 contra 11, ninguém conseguia marcar ninguém e na posse de bola tinha dois, três nos marcando”. Então, eles giravam daí o apelido de “Carrossel.” Isso amigos encantou o mundo.

A Holanda já merece um título sim, tem três vices e um deles muito doloroso contra a Argentina em 1978 com uma bola na trave do arqueiro, meu amigo, Ubaldo Fillol faltando dois minutos. Todavia, eles tem uma cor única entre as seleções que é a Laranja mesmo a bandeira sendo azul, vermelha e branca. Povo fino, educado, país desenvolvido com potência portuária, uma nação que todo mundo gosta de conhecer e que vai querer voltar como eu.

Tenho um amigo que mora lá, Marco Vinicius, filho do querido Hélio Câmara o eterno Super, o maior narrador da história do rádio potiguar e um dos melhores do Brasil.

As quatro zebras em Copas do Mundo. Brasil (1950), Hungria (1954), Holanda (1974) e Brasil (1982).

Seedorf e Carlos Augusto Montenegro

Eu estava no Leme com meu amigo Jairzinho e liga para ele o ex presidente do Botafogo Carlos Augusto Montenegro. Então, ele o convida para assistir o jogo do Botafogo contra o Internacional em POA no apartamento dele, que fica na Delfim Moreira no Leblon, esquina com Aristides Spinola, rua do restaurante Antiquários do meu saudoso amigo seu Périco. Quando chegamos lá estava Seedorf que não tinha viajado. Sua esposa é brasileira e ele fala português. É um homem muito simples, educado e que adora o Brasil. Ficamos até 10 da noite, saiu até uma pizza, o Botafogo ganhou, ou seja, tudo terminou em pizza. Kkk.

Depois estive com Carlos Augusto outras vezes, até hoje um chama o outro de Xará. Estive na sede do Ibope na Ataufo de Paiva. Falamos muito sobre política.

Os recordes brasileiros que ninguém superou

Amigos, infelizmente o futebol brasileiro caiu muito e os outros subiram muito. Mas o Brasil continua o único penta campeão, o unico a participar de todas Copas, o único que teve Pelé, Garrincha, Leandro e Zico. Vale lembras que das quatro zebras o Brasil esteve em duas.

Cid Montenegro

Compartilhar

Deixe um comentário