Resenhas com alguns imortais
Assistindo agora o Jornal Nacional, vejo que o Dr. Edgard Ribeiro foi eleito imortal da Academia Brasileira de Letras. Através do meu querido amigo Jairzinho tri campeão mundial eu conheci o chileno Dr. Eusébio Ribeiro botafoguense fanático. Me disse que quando ele e os irmãos vieram morar no Brasil em 1963 eles escolheram o Botafogo para torcer por causa do “Anjo das pernas tortas” Mané Garrinncha.
As histórias do Dr. Eusébio Ribeiro
Disse com seu sotaque de gringo :
“Ele era uma mistura de gênio com comediante, pois até os adversários riam e os torcedores aplaudiam de pé seu espetáculo individual. “
Falou mais :
“Na Copa do meu país onde ele ganhou sozinho a população chilena em vez de raiva passou a idolatrar”.
Engenheiro disse rindo que Garrincha desafiava a engenharia e até a lei da gravidade. Kkk.
Mora em Copacabana, fizemos uma boa amizade. Esteve aqui comigo uma vez, adorou e voltou. Lá no Rio em um aniversário dele que me apresentou a seu irmão, um diplomata e escritor.
Assim como Dr. Eusébio esse irmão muito educado, falei em Câmara Cascudo que familiares meus o conheceu e que uma tia minha escritora e poetisa, Maria Eugênia Montenegro, era amiga de Ana Maria Cascudo sua filha casada com o Dr. Camilo Barreto, irmão do meu querido e saudoso amigo Cleto Barreto. Disse a Dr. Edgard que quando voltasse trazia de presente um livro de tia Gena para o irmão e assim eu fiz nas mãos do Dr. Eusébio.
O convite para um encontro no Rio
Só que ele estava em Brasília e guardou, esperou o momento exato. Então um ano depois ele me liga e diz que o irmão ia passar 30 dias no Rio e, se eu poderia estar presente. Não garanti mas tentei e consegui antecipar uma reunião para encontrá-lo. Fomos para o Porcâo de Ipanema, lá fiz a entrega e liguei para tia Gena a autora.
Falei agora a pouco com Dr. Eusébio para parabenizar toda a família. Ele agradeceu, vai avisar ao irmão, quando estiver com ele vai me ligar e me disse que eu serei convidado para uma visita a ABL quando ele assumir.
O mais novo imortal da ABL
Pois bem, caro leitores, o irmão do meu amigo Dr. Eusébio é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras, Dr. Edgard Teles Ribeiro.
Já fui na ABL com o Dr. Gustavo Capanema meu saudoso colega de Conselho no Flamengo e pai do meu amigo Gustavinho que já o recebi em Natal. Eles são donos da Federal seguros. O avô de Gustavinho foi o super ministro do presidente Getúlio Vargas, o patrono da educação Gustavo Capanema.
Conhecendo o imortal Austragesilo de Athaíde
Voltando a ABL, Dr. Gustavo Capanema era amigo do eterno presidente Austragésilo de Athaíde. Íamos almoçar na Cofeitaria Colombo na rua Gonçalves Dias, porém antes ele resolveu passar (era caminho) na ABL que fica bem próximo do aeroporto Santos Dumont e ficamos aguardando. Então, eis que ele me chama e me apresenta ao Dr. Austragesilo ele não deu uma risada a não ser :
” Como vai, seja bem vindo. “
Não foram nem 15 minutos aí eu também falei em Câmara Cascudo ele disse : ” Conheci muito
Disse que lia os artigos dele em O Globo e no JB, ( mentira minha kkk ) eu só lia o título, porque as três vezes que eu tentei não entendi nada, nem o texto e muito menos tinha ouvido falar nos nomes quem ele citava : “Como dizia fulano. ” kkk.
Ele estava igual ao Flamengo, em outro patamar. Kkk.
A vida é assim amigos, mas só tenho que agradecer a Deus aos anigos e ao destino às oportunidades que ele me deu e com a benção do criador outras virão.
Cid Montenegro