Ecologia nutricional

Como comer menos sem fome?

Já ouviu falar da ecologia nutricional? É a ciência que estuda o que cada ser vivo come. Ela descobriu que todos os animais precisam comer uma certa quantidade de energia (calorias) e uma certa quantidade de proteína e não param de comer até que a necessidade de calorias e de proteínas seja preenchida. É imperceptível para a pessoa comum, mas para um especialista é extremamente claro.

Menos proteína, mais gorduras e carboidratos

Nos humanos, o apetite pelas proteínas é mais importante. Isso significa que, quando comemos uma dieta de baixa proteína nosso apetite proteico nos leva a consumir mais gordura e carboidratos para atingir a quantidade correta de proteínas. Chamamos esse fenômeno de “alavanca proteica”, pois descreve uma situação em que as proteínas levam a uma ingestão excessiva de gorduras e carboidratos tentando encontrar a proteína que falta.

Temos fome de proteína! Uma das explicações de estarmos engordando é a diminuição da relação proteína/energia (P/E) da dieta.

Em vários alimentos processados, costumamos ter a combinação de: ·alta gordura, alto carboidrato, baixa proteína, e alta densidade calórica.

Alimentos como estes dificilmente ativam nossos sensores de saciedade da maneira correta, são chamados de hiper palatáveis, impossível parar de comer até acabar. É automático e por isso mesmo a pessoa não nota.

Alimentos hiper palatáveis.

A proteína e a saciedade

Em resumo, seu corpo não para de comer quando tem energia suficiente (muitas calorias, vindas de carboidrato e/ou gordura) mas não tem proteína. Você precisa aumentar a proteínas da dieta para que seu corpo se sacie. Aumente a porcentagem de proteína, assim, automaticamente vai diminuir carboidratos e gorduras. É nisso que se baseia a Ecologia Nutricional.

Como fazer isso? Evite alimentos industrializados, que tenham alto carboidrato + alta gordura.

Não precisa de quilos de carne, ovo e whey, mas precisa evitar alimentos processados e comer bicho e planta, com dieta variada e colorida.

Compartilhar

Deixe um comentário