A busca da juventude eterna

Enganando a morte uma década por vez

Em seu livro Homo Deus – uma breve história do amanhã, o autor Yuval Noah Harari faz uma previsão bastante apocalíptica do breve futuro que nos espera há menos de 100 anos. Ele trata do tema “imortalidade” com tanta clareza e naturalidade, que chega a assustar. A busca da juventude eterna passa a ser, desde já, o debate mais acalorado pelos cientistas nas próximas décadas. Dois cientistas se destacam em especial.

KURZWEIL E DE GREY, Ray Kurzweil acredita que até o ano de 2030, seremos capazes de “aumentar a expectativa de vida humana” em “mais de um ano a cada ano”, o que acabará resultando na vida eterna1. Aubrey de Grey propõe que renovemos o combustível com células-tronco para prolongar a vida.

Todos os conflitos e guerras da história serão insignificantes em comparação com a verdadeira batalha que temos pela frente: a busca pela juventude eterna.”

 Nos últimos cinquenta anos, houve uma popularização das drogas psiquiátricas que ficaram estigmatizadas. Atualmente,, esse estigma foi quebrado e uma porcentagem crescente da população toma remédios psiquiátricos regularmente. Esses medicamentos são usados não apenas para tratar doenças mentais debilitantes, mas também para lidar com depressões mais comuns e melancolias ocasionais.”

Somos deuses em evolução

Ao buscar a felicidade e a imortalidade, os seres humanos estão tentando se elevar à condição de deuses. Isso ocorre não apenas porque esses atributos são divinos, mas também porque para superar a velhice e o sofrimento, eles precisam primeiro adquirir um controle divino sobre o substrato biológico. E não existe nada de absurdo nisso, já que somos imagem e semelhança de Deus e portanto deuses em plena evolução.

Segundo o renomado cientista existem três caminhos pelos quais os seres humanos podem se elevar à condição de deuses. Engenharia biológica, engenharia cibernética e engenharia de seres não orgânicos.”

Bem, se o que ele chama de engenharia de seres não orgânicos for o que eu chamo de Inteligência Espiritual concordo com ele em gênero, número e grau. Baseado na afirmação de que possuímos atributos divinos e precisamos assumir o controle divino sobre o substrato biológico. Tudo faz sentido o que muda é meramente a linguagem.

Compartilhar

Deixe um comentário