Liberdade, Você Sabe Qual o Verdadeiro Significado? por Wagner Braga

Há dois mil anos Jesus disse a célebre e enigmática frase: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Dois mil anos se passaram e até hoje poucas pessoas conseguiram entender o verdadeiro significado dessas palavras e principalmente da palavra “liberdade”. Para grande parte das pessoas liberdade significa, simplesmente, o direito de ir e vir. Para muitas outras, além disso, o direito de pensar e falar o que quiser e para tantas outras o direito de pensar, falar e fazer o que quiser.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, estabelece em seus artigos 1º, 2º e 4º o seguinte:

Artigo 1
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Artigo 3
Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Todos esses conceitos se resumem a parte física e material do seres humanos, mas Jesus se referiu ao desenvolvimento espiritual do ser humano.

Conhecer a verdade significa, antes de mais nada, parar definitivamente de mentir.

Assim como onde há luz não existe escuridão, a verdade não convive com a mentira.

Em segundo plano não existe verdade absoluta, ela se renova e se atualiza dia a dia. Por exemplo, na Idade Média se imaginava que a terra era plana e que era o centro do universo, até que Galileu afirmou que a terra era redonda e era apenas mais um planeta girando na órbita de uma estrela de 5ª grandeza, o Sol.

A verdade que parecia absoluta veio abaixo e mais adiante se descobriu que o sistema solar é apenas um dos bilhões de sistemas que compõem a Via Láctea e mais adiante que a própria Via Láctea é apenas uma de mais de um bilhão de galáxias. Portanto não existe verdade absoluta e o conhecimento é que nos permite nos libertarmos das nossa crenças limitantes.

O homem vivem em busca da tão sonhada liberdade, desde quando começou a caminhar por sobre as terras desse planeta, se deslocando de continente para continente e depois que explorou todo o território terráqueo resolveu explorar o espaço para se libertar da opressão da força da gravidade que nos mantêm atados ao solo. Conquistou a Lua e agora tenta conquistar Marte para se libertar do planta Terra que um dia não será mais possível habitá-lo.

Até aqui falamos em se libertar da matéria através da matéria. Mas o que Jesus falou foi se libertar da matéria através do espírito. nós somos feitos de energia condensada ou matéria. Mas a nossa experiência aqui é aprender a usar 100% da nossa consciência ao ponto de nos desvencilharmos dessa matéria densa no plano tridimensional para um plano mais elevado onde seremos energia pura e não precisaremos mais desse casulo material.

Compartilhar

Deixe um comentário